Entre os dias 27 de abril e 1º de maio de 2026, as cidades de São Paulo e São Carlos irão acolher a “IV São Carlos School on Glasses and Glass-Ceramics”, evento internacional que reunirá especialistas, jovens pesquisadores e estudantes para discutir avanços científicos e tecnológicos no campo dos vidros e vitrocerâmicas.
A iniciativa é organizada pelo Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Materiais Vítreos (CeRTEV/UFSCar), em parceria com o ICTP-SAIFR (IFT-UNESP) e integra uma série de encontros globais promovidos pela “International Commission on Glass (ICG)”, já realizados em países como França, China e Índia.
O encontro terá como foco os mais recentes estudos sobre a estrutura, propriedades e aplicações dos materiais vítreos, que estão presentes em áreas estratégicas como saúde, energia, telecomunicações, óptica e indústria de ponta. Ao todo, serão cinco dias de atividades intensivas, com palestras, apresentações de pôsteres, visitas técnicas e debates científicos.
Além de ampliar o acesso a conhecimento de ponta, este evento busca fortalecer redes de colaboração internacional e atrair estudantes e jovens pesquisadores para projetos no Brasil.

O evento começa em São Paulo, nos dias 27 e 28 de abril, com palestras e visitas culturais. Em seguida, os participantes seguem para São Carlos, onde acontecem os módulos científicos, visitas a laboratórios de ponta na UFSCar e USP, além de atividades de integração e networking. Uma parada especial está prevista em Campinas, no Sirius – maior laboratório de luz síncrotron da América Latina.
A organização disponibilizará 50 bolsas que cobrem inscrição, hospedagem e alimentação para estudantes e pós-doutorandos selecionados.
Os custos de transporte e seguros de viagem permanecem sob responsabilidade dos participantes ou suas instituições.
Participação internacional
Entre os palestrantes confirmados estão pesquisadores de instituições de destaque na Alemanha, China, Japão, Estados Unidos e Brasil, abordando desde temas fundamentais até aplicações em biomateriais, fibras ópticas, sensores e inteligência artificial aplicada ao design de novos materiais.
Realizado em São Carlos, cidade conhecida como a “capital brasileira da ciência e tecnologia”, o evento reforça o protagonismo do Brasil em pesquisas de fronteira. Com forte presença de universidades, centros de pesquisa e empresas de alta tecnologia, a região é um dos polos mais inovadores da América Latina.
Clique AQUI para obter mais informações sobre o evento, ou acesse o portal do CERTEV (AQUI).
Assessoria de Comunicação – IFSC/USP



