22 de outubro de 2018

Doutoranda Angélica Zapata apresenta seminário no Grupo NaCA

A doutoranda da área de Física Aplicada, do Departamento de Física de nosso Instituto, Angélica Maria Mazuera Zapata, apresentou no dia 19 de outubro, no Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas (NaCA/IFSC) – Campus 2 -, o seminário subordinado ao tema “Electric field-assisted processing (flash sintering) of lead-free (K0,5Na0,5)NbO3 based ceramics”

Cerâmicas livres de chumbo baseadas em (K0,5Na0,5) NbO3 (KNN) são consideradas materiais promissores para substituir cerâmicas piezoelétricas baseadas em Pb (ZrxTi1-x) O3, comumente usadas em vários dispositivos eletro-eletrônicos, incluindo transdutores, por exemplo . No entanto, a produção de cerâmicas à base de KNN de alta qualidade é um desafio devido à tendência de volatilização dos elementos alcalinos durante a sinterização convencional a altas temperaturas, cuja conseqüência pode ser a formação de fase secundária e baixa densidade.

Por essa razão, Angélica mostrou em sua apresentação métodos alternativos de processamento, como Prensagem Isostática a Quente (HIP), Plasma de Ignição (SP) e Crescimento de Grão Modelo (TGG), que foram testados com bons resultados e, em alguns casos, propriedades piezelétricas comparáveis àquelas mostradas pelas cerâmicas comerciais da PZT. alcançado. Estas técnicas são conhecidas por envolver, no entanto, não negligenciáveis para altos custos de configuração e processamento.

Nesta palestra, Angélica Zapata apresentou resultados obtidos em KNN e KNN dopado, usando sinterização flash assistida por campo elétrico, uma técnica recentemente introduzida na literatura, em 2010 na Universidade do Colorado em Boulder, mostrando-se bastante eficaz para o processamento de variados materiais. Este procedimento inovador permite a sinterização de materiais em poucos minutos a meros segundos, a temperaturas significativamente inferiores às exigidas pela sinterização convencional.

A palestrante também apresentou e lançou a discussão sobre detalhes envolvendo o desenvolvimento de fase, densificação, polaridade do campo elétrico aplicado e, portanto, a vantagem de usar campos AC versus DC.

Angélica Maria Mazuera Zapata é orientada pelo Prof. Dr. Michel Venet Zambrano (UFSCar), com co-orientação do Prof. Dr. Jean Claude M´Pek (IFSC/USP).