19 de outubro de 2018

“Dos átomos ao câncer: óptica avançando conhecimento”

O programa Colloquium diei realizou mais uma edição no dia 19 de outubro, com o colóquio intitulado Dos átomos ao câncer: óptica avançando conhecimento e adquirindo relevância social, apresentado pelo docente, pesquisador e atual diretor do IFSC/USP, Prof. Dr. Vanderlei Bagnato.

Ao longo destes vários anos, o Grupo de Óptica “Prof. Dr. Milton Ferreira de Souza” tem se empenhado para fazer a adequada combinação entre ciência básica e aplicada. Nesta apresentação, Bagnato discutiu os desafios nessas pesquisas e, principalmente, a forma com que os conhecimentos básicos desenvolvidos constituem a plataforma principal para se atacar problemas relacionados com as ciências da vida – como diagnóstico e tratamento de câncer, ou controle microbiológico.

Indo desde condensados de Bose-Einstein, metrologia de tempo e frequência, turbulência quântica até a descontaminação de órgãos para transplante, o Prof. Bagnato fez, nesta apresentação, uma pequena viagem pelas atividades, incluindo também os esforços de inovação e difusão de ciência.

Além de ser uma excelente oportunidade para ter uma visão geral destas atividades, este Colloquium Diei também foi um excelente momento para entender a filosofia que está por trás desta vasta combinação de aspectos, conjugados num mesmo grupo de pesquisadores.