19 de novembro de 2019

Docente do IFSC/USP compõe lista tríplice para diretor científico da FAPESP

FAPESP anuncia o resultado da eleição para escolha do novo diretor científico da Fundação, que assumirá o cargo a partir de abril de 2020.

Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello, Carlos Gilberto Carlotti e o docente e pesquisador do IFSC/USP, Osvaldo Novais de Oliveira Junior, são os três nomes indicados para o cargo de diretor científico da FAPESP, pelo Conselho Superior da Fundação, preenchendo assim a lista tríplice enviada ao governador do Estado de São Paulo, João Doria.

No primeiro escrutínio, Luiz Mello teve 11 votos e Carlotti, nove votos. No segundo escrutínio, Osvaldo Novaes de Oliveira Junior teve sete votos e completou a lista.

O novo diretor científico substituirá Carlos Henrique de Brito Cruz, que está no cargo desde 2005.

A eleição teve 13 candidatos. Também receberam votos: Vanderlei Salvador Bagnato, Carlos Frederico de Oliveira Graeff, Edgar Dutra Zanotto, José Eduardo Krieger e Roberto Marcondes.

Os candidatos foram entrevistados por um comitê de busca composto por Marilza Vieira Cunha Rudge, Ronaldo Aloise Pilli e Liedi Bariani Bernucci, membros do Conselho Superior da FAPESP.

Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello é médico e doutor em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Fez pós-doutorado em Neurofisiologia na University of California, Los Angeles. Foi coordenador adjunto da diretoria científica da FAPESP de 2003 a 2006. Foi pró-reitor de Graduação da Unifesp de 2005 a 2008 e presidente da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE). Foi diretor de Tecnologia e Inovação da Vale (Vale S.A.) e responsável pela implantação do Instituto Tecnológico Vale. Atualmente, é membro do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e diretor da Agência de Inovação Tecnológica e Social da Unifesp.

Carlos Gilberto Carlotti Junior é médico formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP), onde atua como docente no Departamento de Cirurgia. É doutor pela USP e fez pós-doutorado no Brain Tumour Research Centre, The Hospital for Sick Children em Toronto, Canadá. Foi diretor da FMRP-USP e do Hospital das Clínicas. Atualmente é pró-reitor de Pós-Graduação da USP.

Osvaldo Novais de Oliveira Junior é doutor em engenharia eletrônica pela University of Wales, Reino Unido, doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e professor titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP). É o atual presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SPBMat). Foi coordenador da área de Física na FAPESP por nove anos. É membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC).

(Com informações da Agência FAPESP)