Notícias

26 de agosto de 2026

Divulgação de pesquisa do IFSC/USP com ultrassom é destaque em canal de TV dos EUA

Uma pesquisa desenvolvida por pesquisadores do IFSC/USP, publicada e divulgada pelo nosso Instituto no passado dia 07 de abril do corrente ano – https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/ultrassom-pode-se-tornar-nova-arma-contra-virus-respiratorios-abordagem-pode-abrir-caminho-para-novos-tratamentos/ -, e liderada pelo Prof. Dr. Odemir Martinez Bruno, que revelou que ondas sonoras de alta frequência podem danificar vírus como SARS-CoV-2, H1N1 e outros, sem causar danos às células, foi destaque no canal norte-americano WBAY TV-2.

Com o título “Brazilian Researchers explore using ultrasound to destroy spherical viroses”, a matéria mostra que ondas sonoras de alta frequência conseguem danificar vírus como o SARS-CoV-2 e o Influenza A (H1N1), reduzindo sua capacidade de infectar células.

Embora os testes tenham sido feitos com vírus específicos, os resultados indicam que a técnica pode funcionar também contra outros vírus com estrutura esférica, como é o caso do vírus da gripe aviária (H5N1), do vírus sincicial respiratório (VSR), bem como dos vírus da herpes simples (HSV-1 e HSV-2), do vírus Varicela-Zoster (VZV) e também dos arbovírus Dengue, Chikungunya e Zika, todos com morfologia aproximadamente esférica, podendo, em diferentes graus, ser afetados por esse tipo de vibração.

Confira, no link, o conteúdo da reportagem da TV norte-americana – https://www.youtube.com/watch?v=fH3sd3xYINQ

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus