16 de maio de 2023 - Entre as 13h00 e as 19h30 - Auditório "Prof. Sérgio Mascarenhas" (IFSC/USP)

“Dia Internacional da Luz – 2023”

O Campus USP de São Carlos comemorará no próximo dia 16 de maio o “Dia Internacional da Luz”, um evento promovido pelo Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF), CEPID da FAPESP alocado no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e que ocorrerá no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”.

A programação deste evento está organizada da seguinte forma:

13h00 – Gincana do Conhecimento, com o tema “A Luz e suas Maravilhas”, a qual contará com demonstrações interativas e gincana sobre o tema da luz. Será apresentada por professores do CEPOF e contará com a presença de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio;

15h30 / 17h30 – Exibição do Planetário Itinerante do CEPOF, em espaço próximo ao Auditório. Nessa atividade, por meio de luz projetada em efeito tridimensional, será exibido o filme “O Nascimento do Sistema Solar”, bastante apreciado e aclamado em vários municípios do Estado de São Paulo. A exibição será aberta a toda comunidade.

19h30 – (Auditório Prof. Sergio Mascarenhas) – Palestra Pública intitulada “A luz como solução para melhoria da saúde e bem-estar”, onde serão abordados aspectos relativos ao diagnóstico e tratamento de doenças e infecções, utilizando-se a luz e a óptica, além dos resultados de bem-estar geral que esses tratamentos proporcionam.

O evento é gratuito e haverá a entrega de certificados aos inscritos.

Para se inscrever na gincana com escolas, clique AQUI.

Para participar do curso noturno, clique AQUI

Para maiores detalhes, contatar Wilma Barrionuevo wilma@ifsc.usp.br (Difusão Científica – CEPOF -USP)

Veja AQUI o vídeo sobre o evento.