21 de março de 2023 - 16h00 e 19h30 - Auditório "Prof. Sérgio Mascarenhas" (IFSC/USP)

Dia 21 de março – “Ciência por Elas” acolhe as pesquisadoras Camila de Paula D’Almeida e Laís Canniati Brazaca

Conforme já divulgado, o “USP-SC SPIE Student Chapter”, fundado em 2014, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), realiza entre os dias 21 e 24 de março próximo a iniciativa “Ciência por Elas”, cujo intuito é ampliar a visão das mulheres que estão no meio científico, mostrando exemplos de sucesso e as possibilidades de retornar seus conhecimentos para as outras mulheres na sociedade.

Assim, e para iniciar a programação já estipulada, o primeiro dia desta iniciativa (21) contará com a apresentação de uma pesquisadora de destaque do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) –  Camila de Paula D’Almeida – e uma pesquisadora destaque do nosso campus – Laís Canniati Brazaca, em que será discutido o que vêm sendo feito por grandes cientistas que estão presentes em nossos laboratórios.

Quem são estas cientistas?

Camila de Paula D’Almeida

Graduou-se em física pela Universidade de São Paulo (USP), no Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Iniciou suas atividades no Grupo de Óptica do IFSC durante a graduação, trabalhando com instrumentação na área de óptica e suas aplicações. Em seus projetos de mestrado e doutorado dedicou-se ao desenvolvimento de microscópios sem lentes. Entre 2016 e 2020, participou dos chapters de duas grandes organizações internacionais que atuam na área de Óptica e Fotônica: Optica e SPIE, the international society for optics and photonics, ambos sediados no IFSC. Em 2022 teve sua pesquisa agraciada com o Prêmio Yvonne Mascarenhas na categoria de Excelência Acadêmica de Doutorado.

Em sua apresentação, Camila irá falar como os primeiros microscópios surgiram no século XVI; desde então, esses equipamentos têm sido modificados de modo a promover a evolução da técnica. Mesmo depois de tanto tempo, as lentes ainda se caracterizam como elementos essenciais para a maioria dos microscópios. De modo especial, na última década, houve um aumento das técnicas que surgiram como alternativa para a microscopia tradicional. Dentre elas, existe a microscopia holográfica sem lentes, que oferece a possibilidade de construção de equipamentos portáteis capazes de gravar imagens com um amplo campo de visão, mantendo uma resolução micrométrica para as imagens. Nesta apresentação, a pesquisadora irá contar um pouco mais sobre esse tipo de microscopia e mostrar os equipamentos desenvolvidos durante sua jornada na pós-graduação.

Laís Canniati Brazaca

Laís formou-se em Ciências Físicas e Biomoleculares pela Universidade de São Paulo, em 2012, e possui licenciatura em Física pela Universidade Federal de Itajubá (2020). Obteve os títulos de mestre (2015) e doutora (2019) em Ciências pelo Instituto de Física de São Carlos (USP), atuando principalmente em pesquisas envolvendo o desenvolvimento de biossensores eletroanalíticos. Durante o Doutorado, realizou dois estágios no exterior, sendo um na Universidade da Califórnia, San Diego (Estados Unidos), e o outro na Universidade de Oviedo (Espanha). Foi professora colaboradora na Universidade de São Paulo (2021-2022), pós-doutoranda do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) (2019-2022) e pós-doutoranda na Universidade de Harvard (2022-2023). Possui experiência no desenvolvimento de imunossensores, biossensores enzimáticos e baseados em ácidos nucléicos, além da construção de dispositivos microfluídicos e de eletrodos e em nanotecnologia.

Biossensores são dispositivos analíticos com grande potencial para tornar o diagnóstico médico mais rápido, preciso e acessível. Nesta palestra, Laís irá apresentar o funcionamento básico de diferentes tipos de biossensores e explorar aplicações destes na área médica. Alguns exemplos de dispositivos desenvolvidos pela pesquisadora incluem biossensores para o diagnóstico da Doença de Alzheimer, da Doença de Parkinson, de diferentes tipos de câncer e da COVID-19, entre outros. O uso de trabalhos advindos de diferentes etapas de sua carreira será utilizado para destacar sua trajetória acadêmica. Por fim, serão discutidas as perspectivas relacionadas ao uso de tais tecnologias, como dispositivos vestíveis e medicina de precisão.