14 de fevereiro de 2019

Dia 21 de fevereiro – Instituto de Física da USP recebe “WorkNano 2019”

Organizado pelo Prof. Dr. Cristiano Luis Pinto de Oliveira, da Universidade de São Paulo (USP), e pelo Dr. Lionel Gamarra, do Hospital Albert Einstein, o workshop WorkNano 2019, com enfoque em ciência dos materiais, ocorrerá nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2019, no Auditório Adma Jafet, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP), em São Paulo (Capital).

O workshop contará com a participação de pesquisadores do Brasil, Alemanha, Argentina e Uruguai na discussão de avanços de aplicação em relação às ciências nanomateriais, tanto do ponto de vista prático, quanto teórico. Além de possibilitar um ambiente científico frutífero e abrangente, o workshop favorecerá o desenvolvimento de parcerias para futuros projetos inter-instituições.

Quanto à programação, o início do evento se dará às 8h30 da quinta-feira, dia 21 de fevereiro, com as inscrições, seguido pela abertura oficial do workshop às 8h50. Após a abertura, os inscritos assistirão a palestras de vinte minutos, cada, ministradas pelos Prof. Danilo Mustafá (IF/USP), Prof. Wendel Andrade Alves (UFABC), Dr. Tulio Rocha (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron – LNSL), e Dr. Cristiane Barbieri Rodella (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron – LNLS).

Às 10h20 ocorrerá uma pausa de 20 minutos, seguida de três breves palestras ministradas pelos Prof. Luiz Tadeu Fernandes Eleno (EEL/USP), Prof. Valmor Roberto Mastelaro (IFSC/USP) e Prof. Reinhard B. Neder (University of Erlangen-Nuremberg – UEN). Seguidamente, ocorrerá um momento com dois patrocinadores do evento, na circunstância, a Quantum Design e a Bruker, que terminará às 12h20.

O reinicio dos trabalhos ocorrerão após almoço, às 14h00, com a palestra “Synthesis of metallic nanoparticles”, apresentada pelo Prof. Matthias Epple (University of Duisburg Essen – UDE). Em seguida, às 15h00, serão realizadas curtas palestras com os Prof. Italo Odone Mazali (UNICAMP), Profª. Helena Maria Petrilli (IF/USP), Prof. Emerson R. Silva (UNIFESP), Prof. Alioscka Augusto C. A. Sousa (UNIFESP) e Prof. Valmir A. Chitta (IF/USP).

No segundo dia de evento, na sexta-feira, dia 22 de fevereiro, o workshop será reiniciado às 9h00, com curtas palestras ministradas por Prof. Martha Simões Ribeiro (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN), Prof. Leandro Martín Socolovsky (Universidad Tecnologia Nacional Faculdad Regional Santa Cruz – UTN FRSC, Argentina), Prof. Cristiano Luis Pinto de Oliveira (IF/USP), Dr. Oleg Prymak (University of Duisburg Essen – UDE), Prof. Márcia C. A. Fantini (IF/USP), Dr. Lionel Gamarra (Hospital Albert Einstein) e Prof. Eduardo Méndez (Universidad de la República – UdelaR, Uruguai), com pausa para Coffee-Break, novamente, às 10h20. Finalizando o período da manhã, ocorrerá a participação de dois outros patrocinadores do evento, Xenocs e Associação Brasileira de Cristalografia (ABCr).

O período da tarde será preenchido com a palestra “Thermophoresis of biological and biocompatible systems”, a cargo da Profª. Simone Wiegand (University of Cologne). Logo após, às 15h00, retornarão as palestras de 20 minutos com o Prof. Antônio M. F. Neto (IF/USP) e o Dr. Ulf Wiedwald (UDE).

Para mais informações sobre o evento, clique AQUI.