6 de dezembro de 2018

Dia 14 de dezembro: IFSC/USP organiza Seminário Especial

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) realiza no próximo dia 14 do corrente mês, às 10h30, na Sala-F210, um seminário especial subordinado ao tema Espectroscopia bidimensional eletrônica aplicada a materiais orgânicos fotovoltaicos e outros sistemas -conjugados, com a participação do Dr. Franco Valduga de Almeida Camargo, docente e pesquisador do Departamento de Física – Politécnico de Milão – Itália.

Em sua apresentação, o palestrante começará por dar enfoque ao fato da espectroscopia eletrônica bidimensional (2DES) ser uma extensão de técnicas de bombeio-prova ressonantes, capaz de oferecer simultaneamente alta resolução temporal e também de frequência de excitação. Isso é obtido usando um par de feixes de bombeio ultracurtos com casamento de fase entre si. Medindo então o sinal de terceira ordem em um espectrômetro em função do atraso entre os dois bombeios, é possível recuperar a frequência de excitação dos sinais não lineares emitidos usando transformadas de Fourier, sem comprometer a resolução temporal entre bombeio e prova. Essa técnica é também análoga a técnicas de eco de fótons, sendo, portanto, ideal para recuperar informação, tanto da dinâmica ultrarrápida como dos mecanismos de alargamento de linha de materiais com espectros de absorção congestionados.

Nesse seminário, Franco Camargo apresentará uma introdução sobre 2DES, incluindo duas abordagens diversas para a sua implementação experimental: uma em geometria de grade transiente heterodinada e outra na geometria de bombeio-prova, usando um interferômetro birrefringente. Serão discutidos, também, alguns dos artigos que trouxeram notoriedade à técnica de 2DES, mostrando evidências de fenômenos quanticamente coerentes em biologia, apresentando resultados recentes sobre coerências quânticas em 2DES.

A maior parte do seminário será então dedicada a estudos de espectroscopia ultrarrápida em materiais orgânicos -conjugados e/ou fotovoltaicos, incluindo uma reação de conformação em um dímero de porfirinas, termalização de portadores de carga em perovskitas e separação de carga em bulk-heterojunctions com novos aceptores de elétrons.

(Foto: Nature)