31 de agosto de 2021

Desenvolvimento de biossensores para diagnóstico

Prof. Valtencir Zucolotto

Um interessante artigo assinado pelo Prof. Valtencir Zucolotto* (Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia, GNano-IFSC/USP), publicado na revista científica Frontiers in Sensors/Biosensors, da qual o docente e pesquisador é o Editor Chefe da especialidade de Biossensores, abordou recentemente, de uma forma lata, o sucesso, mas também a complexidade e os desafios colocados aos cientistas para o desenvolvimento de biossensores, cujo alguns dos focos principais são as áreas da saúde e ambiente.

A evolução tecnológica permitiu que através da utilização de novos nanomateriais e de novas tecnologias se chegasse a um ponto em que já é possível desenvolver plataformas de biossensores para inúmeras aplicações, tendo-se avançado de forma ímpar na criação de sistemas implantáveis, vestíveis, e, até comestíveis.

Nesse contexto, a criação de Research topics específicos, na revista, para novos temas de interesse para a comunidade científica desempenham um papel fundamental na ampliação do conhecimento.

Além de servirem como uma coleção de artigos sobre o citado tópico, fornecendo uma boa base científica para os que desejam acompanhá-lo, servem também como atrativo para a geração e publicação de artigos na fronteira do conhecimento. Por isso, a revista Frontiers in Sensors/Biosensors, tem investido na criação de Research Topics em temas “quentes” para a área de sensores e biossensores.

Um dos Research Topics de maior interesse na atualidade é o que corresponde a “Avanços recentes na implementação de sistemas CRISPR-CAS em biossensores para o diagnóstico médico”, que tem como editoras Noemí de-los-Santos-Álvarez (Universidade de Oviedo), Aida Martin (Quantitative BioSciences, San Diego) e Laís Canniatti Brazaca (IQSC/USP).

Drª Laís Brazaca

Quanto à relevância do tópico para a criação de dispositivos biossensores melhorados, a pesquisadora Drª Laís Brazaca elucida que “O CRISPR-CAS é, originalmente, um sistema imune adaptativo de origem bacteriana que promove a quebra do material genético após o reconhecimento de uma sequência de nucleotídeos específica. Podemos programar tal sistema para reconhecer e clivar sequências conforme desejado, promovendo a detecção do material genético de interesse – por exemplo relacionado à uma patologia”. A pesquisadora diz, ainda, que tal abordagem abre várias possibilidades, incluindo uma maior facilidade para o desenvolvimento de dispositivos do tipo point-of-care, que realizam a medida no local onde o paciente se encontra.

“Ao acoplarmos o sistema CRISPR-CAS e técnicas de amplificação de material genético isotérmicas, por exemplo, podemos criar dispositivos capazes de gerar respostas precisas em campo, mesmo com poucos recursos disponíveis”, sublinha a pesquisadora.

A coleção dos artigos em questão está, atualmente, com a submissão de resumos aberta.

A manifestação do interesse em participar do Research TopicS pode ser feita clicando AQUI.

O Prof. Valtencir Zucolotto atua desde 2020 como: Specialty Chief Editor da Revista Frontiers in Sensors/Biosensors, com base na Suiça.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP