24 de janeiro de 2011

Curso sobre “Partículas Elementares e Raios Cósmicos” está com inscrições abertas

curso de formação de professores em Física Moderna e Contemporânea para o Ensino Médio, sobre o tema “Física de Partículas e Raios Cósmicos”, está com as inscrições abertas desde o dia 6 de janeiro. Se você é um PCOP, um professor da rede estadual de São Paulo, ou graduandos em licenciatura, ainda há tempo de fazer a sua inscrição, pois o prazo limite é 4 de março.

As atividades, que serão realizadas no Instituto de Física de São Carlos, terão início no dia 19 de março e terão continuidade até o dia 14 de maio, sendo que 40 horas serão ocupadas com atividades presenciais e 10 horas com atividades em sala de aula. No total, 30 vagas estão sendo oferecidas.

O curso surge com a idéia de complementar a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, que inclui a Física Moderna no ensino de Física, o que foi considerado um grande passo para a educação, já que tópicos relacionados à Física Moderna têm sido intensamente discutidos no meio acadêmico.

Pensando nisso, o programa do curso abordará assuntos como os vários tipos de modelos atômicos, radiações alfa, beta, gama e raios-X, quarks e suas propriedades estranhas, detectores, LHC, matéria e anti-matéria, as famílias das partículas e especialmente raios cósmicos.

Com este curso, espera-se formar professores multiplicadores do conteúdo de Física, que auxiliem na implementação da Proposta Curricular do Estado de São Paulo e desenvolvam subsídios para que os alunos melhor compreendam o mundo que os cerca e possam explorar suas potencialidades e atuar em favor da sociedade em que vivemos.

Para maiores informações e inscrições, visitehttp://www.cursosredepublicaifsc.blogspot.com

Data: 24 de janeiro