4 de março de 2020

Cursinho Popular da Licenciatura em Ciências Exatas (CPCEx/CDCC)

É inegável o sucesso absoluto do Cursinho Popular da Licenciatura em Ciências Exatas (CPCEx/CDCC) ministrado por alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Campus USP de nossa cidade, um curso que recentemente passou a ser oferecido nas dependências do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC), em São Carlos.

Fundado em 2007 pela Secretaria Acadêmica da Licenciatura em Ciências Exatas (SACEx), o cursinho – gratuito – oferece aulas de biologia, física, humanidades (história, geografia, literatura e atualidades), matemática, química e redação, sendo essencialmente voltado para jovens oriundos de famílias de baixa renda, cursando o ensino médio em escolas de São Carlos e região, mostrando para eles que o sonho de entrar em uma faculdade pública está ao alcance de todos.

Tal como afirmamos acima, o sucesso da iniciativa tem sido enorme, sendo que em 2019 sete alunos foram aprovados para entrar, respectivamente, na USP, UNICEP, UTFPR e UFSCar, enquanto que seis jovens licenciados – professores bolsistas e voluntários do curso – conseguiram conquistar postos de trabalho em escolas de São Carlos e Ribeirão Preto – veja o quadro de aprovados AQUI.

Sobre essa conquista e sobre o trabalho desenvolvido no Cursinho Popular, ouvimos a opinião do recém-contratado professor Tiago Tolvo.

Clique na imagem abaixo para assistir o depoimento de Tiago.

(Foto do banner – Prime Educ)

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP