14 de dezembro de 2022

Coordenadora de difusão do CEPOF-IFSC/USP recebe prêmio

A coordenadora de difusão do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF), alocado no IFSC/USP, Drª Wilma Regina Barrionuevo, foi uma das personalidades distinguidas com o “Prêmio Personalidade da Tecnologia”, em sua 36ª edição realizada no passado dia 08 de dezembro e promovida pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP).

Criado em 1987 para celebrar o Dia do Engenheiro, cuja data oficial é 11 de dezembro, a iniciativa homenageou profissionais que se destacaram em suas áreas de atuação.

Além de Wilma Barrionuevo (Segurança Alimentar), foram premiados Guilherme de Oliveira Estrella (Energia), Carlos Afonso Nobre (Mudanças Climáticas), Vicente Abate (Reindustrialização), Markus Francke (Transporte Sustentável) e Ivani Contini Bramante (Valorização Profissional).

As categorias e nomes escolhidos para a edição 2022 “representam as urgências do momento e apontam caminhos para o futuro de avanços socioeconômicos com sustentabilidade e qualidade de vida”, destacou o presidente do SEESP, Murilo Pinheiro.

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina e em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade Paulista, Wilma Barrionuevo tem mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pela Universidade de Nevada (EUA). Tem ainda três pós-doutorados pela USP nas áreas de Engenharia Ambiental, de Química e Física Computacional.

Desenvolveu o projeto sobre automação de hortas verticais com uso de LED, visando a produção de hortaliças, leguminosas e ervas medicinais com a utilização de energia limpa. O objetivo é evitar o uso de pesticidas, de modo a proporcionar melhor qualidade de vida e segurança alimentar em classes sociais diversas, em todas as regiões brasileiras.

Atua no Instituto de Física de São Carlos da USP, sendo coordenadora de Difusão Científica do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF), por meio do qual capacita professores e estudantes de escolas públicas e participa da formação de centenas de clubes de ciências.

É autora e coautora de obras nas áreas de ciências e saúde e também de inovação empresarial. Recebeu premiações como cientista emérita nas áreas de Tecnologia, Inovação e Educação.

Para conferir o CV dos premiados, clique AQUI.