Notícias

31 de março de 2020

Comunicado sobre CRUSP – Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo

Da Superintendência de Assistência Social da USP recebemos as seguintes informações sobre o CRUSP – Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo, no sentido de que todos @s morador@s estejam esclarecidos(as) e orientados(as) sobre as ações da Superintendência de Assistência Social.

A imprensa tem divulgado matérias sobre o CRUSP. Sabendo que os(as) dirigentes da USP têm sido procurados por docentes, alunos e centros acadêmicos para tratar desse assunto, abaixo são mostrados materiais informativos para subsidiá-los(as).

Em entrevista à Rádio USP, Gerson Y Tomanari, Superintendente de Assistência Social – SAS/USP, esclarece à comunidade que muitos dos problemas do CRUSP se acumulam historicamente.

“Com dois meses de gestão, a pandemia magnificou alguns problemas e o que podemos fazer (e estamos fazendo), nesse momento, é agir com os recursos que temos de imediato.

ENTREVISTA – clique AQUI.

A entrevista acima e esses materiais foram replicados na matéria da Faculdade de Saúde Pública – AQUI.

Desde o início da pandemia, a SAS/USP tem enviado regularmente comunicados aos moradores do CRUSP, como se mostra abaixo.Estão todos eles abaixo.

 

Quarto Comunicado aos moradores do CRUSP (28.03.2020)

Prezados(as) Moradores(as) do CRUSP,

Na manhã de hoje, no Hospital Universitário da USP, o estudante do IQ, V.L.T, 56 anos, faleceu em decorrência da Covid19.

Chegou-nos a informação de que o aluno pudesse ser morador do CRUSP. No entanto, segundo consta de nosso sistema, e confirmado por sua filha, ele não residia no CRUSP. Também não há qualquer registro de passagem pelo Serviço Social.

Reforçamos que o Enfermeiro Renato Kazuhiro Ozeki (Email: acolheusp@usp.br / WhatsApp: (11) 97154-6880)  encontra-se disponível para fornecer informações e orientações.

Procurando assegurar as condições de saúde dos Moradores do CRUSP, reiteramos a necessidade de uso rigoroso das medidas de proteção individual, tais como manterem-se de fato em restrição domiciliar pelo período declarado de quarentena, a lavagem das mãos com água e sabão, por ao menos 20 segundos, a limpeza do ambiente, preferencialmente, com uso de água sanitária/hipoclorito, bem como praticar rigorosamente a etiqueta nos casos de tosse e espirros, cobrindo nariz e boca com lenços ou com a dobra interna do cotovelo.

Na semana que passou, todos os apartamentos do CRUSP receberam a primeira parte do Kit de Limpeza, contendo água sanitária, detergente e sacos de lixo. No início da semana que entra, complementaremos com desinfectante, limpador multiuso, sabão em pedra e álcool gel para todos os apartamentos.

Devemos considerar que cerca de 80% dos indivíduos portadores do Coronavírus são assintomáticos e, portanto, o isolamento social torna-se imprescindível. Caso alguém tenha um quadro gripal, a orientação é para que permaneça recluso por 14 dias e, caso more com outra pessoa, deve utilizar máscaras e a limpeza das mãos. Na condição de piora de saúde e dificuldade respiratória, procurar o Hospital Universitário ou o Serviço de Saúde mais próximo de onde estiver.

Lamentamos profundamente o falecimento do nosso aluno. O Serviço Social/SAS e o Escritório de Acolhimento em Saúde Mental/PRG estão em contato com a família do estudante para oferecer o suporte da USP nesse difícil momento.

São Paulo, 28 de março de 2020

Superintendência de Assistência Social – SAS
Superintendência de Saúde – SAU

 

Terceiro comunicado aos moradores do CRUSP (26.03)

Prezados(as) Moradores(as),

1-A partir de hoje forneceremos o kit com materiais de limpeza. Por falta de funcionários, não será mais possível distribuí-los em cada apartamento. O horário de distribuição será das 14h às 16h no Bloco B, Zeladoria.  A entrega será por apartamento mediante documento de um dos moradores. Hoje entregaremos para os apartamentos dos Blocos A1 a C, e na sexta 27/03 para os apartamentos do  Blocos D a G. Faremos horários com escalonamento para evitar filas e o procedimentos será da seguinte forma:

Quinta 26/03

Bloco A1: das 14h às 14h30
Bloco A: das 14h30 às 15h
Bloco B: das 15h às 15h30
Bloco C: das 15h30 às 16h

Sexta 27/03

Bloco D: das 14h às 14h30
Bloco E: das 14h30 às 15h
Bloco F: das 15h às 15h30
Bloco G: das 15h30 às 16h

2-Ontem fizemos algumas mudanças na distribuição das refeições. As marmitas das crianças foram entregues diretamente ao bloco das mães, com o auxílio da guarda universitária. Uma outra medida: os alunos que trouxeram documento de colegas moradores do CRUSP puderam retirar a marmita por eles. Houve também um avanço no processo de checagem e as filas foram bem menores e mais rápidas em comparação ao primeiro dia de entrega das marmitas.

3-Não há funcionários suficientes para a controlar a separação dos alunos nas filas. Por isso, precisamos da colaboração de vocês. Por favor, organizem-se e mantenham-se na fila mantendo a distância de dois metros entre si. É essencial seguir a recomendação dos órgãos de Saúde.

Gerson Y Tomanari e Equipe Gestora
Superintendência de Assistência Social – SAS

 

Segundo Comunicado aos Moradores do CRUSP (25.03)

Prezados(as) Moradores(as) do CRUSP,

Foram espalhados dispensadores de álcool-gel em locais estratégicos do CRUSP, tais como na área de acesso aos elevadores no primeiro pavimento de todos os blocos, no alojamento do Bloco C e no corredor das mães no Bloco A. Estamos em tratativas com fornecedores para garantir a reposição constante do produto, que se encontra em falta no mercado.

1-Forneceremos prontamente a todos os apartamentos materiais de limpeza que dispomos em nosso almoxarifado: água sanitária, detergente e sacos de lixo. A compra de outros materiais está em andamento pela Divisão de Finanças da SAS. Assim que chegarem, faremos a distribuição. Por falar em distribuição, começaremos a montar os kits de limpeza e, em seguida, iremos distribuí-los a cada apartamento, de porta em porta, para evitar aglomerações.

2-Fizemos contato com a direção de todas as Unidades localizadas na CUASO para verificar a possibilidade de receberem, em suas dependências, com toda segurança que o isolamento social requer, moradores do CRUSP que possam usar computadores e/ou acessarem à internet. Até o momento, temos:

IFUSP. Há uma ampla e potente rede WiFi instalada em toda sua área que pode ser mantida funcionando durante o período de quarentena. O WiFi EDUROAM pode ser acessado praticamente de qualquer ponto do Instituto, mas o melhor acesso está na região em torno da biblioteca e da lanchonete, onde há mesas disponíveis. Por razões de segurança, esses espaços poderão ser usados no período diurno, das 6:00 às 18:00 h.

IAG. Disponibiliza o uso da Sala Pró-Aluno para até 5 moradores do CRUSP, adicionalmente aos alunos do próprio IAG, que já possuem acesso à sala. Os interessados devem entrar em contato com a sra. Mirian Sawada <mmsawada@usp.br>, assistente acadêmica da Unidade.

IGc. Estará aberto aos alunos da Unidade para se conectarem à internet e assistirem às aulas virtuais.

1-Estamos atentos à saúde mental dos moradores do CRUSP. O Escritório de Saúde Mental da Pró-Reitoria de Graduação e o Programa Acolhe USP da SAS trabalharão conjuntamente em colaboração para atender as demandas dos moradores do CRUSP por acolhimento, orientação e ajuda relacionados a sua saúde mental. Entrem em contato

Por email: escritoriodesaudemental@usp.br

Pelo formulário: https://sites.usp.br/esm/formulario-do-esm/

Em caso de emergência, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV): 188.

Atenciosamente,

Gerson Y Tomanari e Equipe Gestora
Superintendência de Assistência Social – SAS

 

Primeiro comunicado aos moradores do CRUSP desde o início da Quarentena (23.03.2020)

Prezados(as) moradores(as) do CRUSP,

Antes de mais nada, queremos agradecer a todos que contribuíram com suas respostas ao levantamento que fizemos na semana passada. O número de respondentes foi expressivo, bem como foram também os comentários e as sugestões, que ora ajudam no estabelecimento das prioridades e no planejamento das ações da SAS.

Amanhã inicia-se um período importante e necessário de quarentena. Com isso, a força de trabalho estará generalizadamente reduzida, não somente na USP, não somente no CRUSP, mas em todo Estado de São Paulo. É nesse contexto de isolamento social que empenhamos os nossos esforços em lidar com cada uma das situações que esclarecemos e orientamos abaixo:

Alimentação

Os restaurantes das Químicas e da Prefeitura funcionarão normalmente no dia de hoje, 23.03, segunda-feira.

A partir de amanhã, 24.03, terça-feira, as refeições serão entregues aos moradores do CRUSP em marmitas descartáveis, mediante identificação pessoal, no restaurante das Químicas. Serão esses os dias e horários de entrega das refeições:

– café da manhã, de segunda a sexta, das 7h às 8h30
– almoço todos os dias, de segunda a domingo, das  12h às 13h30
– jantar, de segunda a sexta, das 18h às 19h

Em se tratando de refeição pronta, é absolutamente necessário que os(as) moradores(as) estejam cientes de que se trata de um alimento para ser consumido imediatamente após tê-lo recebido. Conhecendo esse fato, a qualidade da refeição passa a ser da responsabilidade de cada um que a recebe.

Nesse sistema de entrega de refeição, precisamos passar antecipadamente uma estimativa de demanda para a empresa e controlar o número de refeições servidas para evitar perdas. Precisaremos contar com as informações dos(as) moradores(as) para esse fim.

Consultem sempre o Aplicativo “Cardápio USP” para receberem as informações atualizadas em tempo real.

Segurança 

A Guarda Universitária intensificou as rondas nos arredores do CRUSP. Agentes fazem rondas 24 horas por dia, 7 dias por semana, e estão à disposição para atender os moradores(as) do CRUSP e acionar muito rapidamente a Polícia Militar, caso necessário. Em caso de emergência, informe a Guarda Universitária pelo Aplicativo CAMPUS USP (Android /iOS) ou pelos telefones (11) 3091-3222 / 4222.

Em razão da restrição de funcionários, os recepcionistas terão de servir a mais de um bloco de moradia simultaneamente. Os recepcionistas, articulados com os agentes da Guarda Universitária, estarão a postos em locais estratégicos.

Saúde

Felizmente, não há casos registrados de contaminação por COVID-19 entre funcionários da SAS e moradores(as) do CRUSP. Queremos manter dessa forma. Rogamos a colaboração de todos para continuarmos assim.

Para sanar dúvidas e receber orientações de saúde sobre o COVID-19, a SAS colocou à disposição o atendimento à distância por um enfermeiro. Notem que acrescentamos agora a possibilidade de contato por WhatsApp:

Enfermeiro Renato Kazuhiro Ozeki

E-mail: acolheusp@usp.br

WhatsApp: (11) 97154-6880

Em caso de emergência psiquiátrica, acionem imediatamente a Guarda Universitária, bem como o SAMU – 192.

Higiene e Limpeza

A entrega de álcool em gel prometida para sexta-feira passada (20.03) não foi cumprida pelo fornecedor, que acenou com a possibilidade de nos atender hoje (23.3), segunda-feira, caso consiga superar a falta desse produto no mercado.

O álcool em gel é um importante recurso para evitar a propagação do COVID-19. Lavar as mãos com água e sabão é ainda melhor e mais eficiente. Enquanto nos esforçamos para conseguir um fornecedor de álcool em gel, mantenham-se lavando as mãos adequada e frequentemente.

Estamos buscando garantir que a empresa que executa a limpeza nas áreas comuns do CRUSP mantenha-se atuante, porém sem colocar em risco os seus servidores. À medida que se tornar necessário uma redução no número de agentes de limpeza, será essencial que os(as) moradores(as) zelem pela higiene do CRUSP.

Dada a importância de que o interior dos apartamentos seja mantido limpo e higienizado, a SAS fornecerá um kit de limpeza para cada apartamento do CRUSP. Desencadeamos hoje o processo de compra. Assim que os produtos sejam entregues, buscaremos distribuí-los rápida e eficientemente.

Acesso à internet

Sabemos que o acesso à rede Wi-Fi no interior dos apartamentos é precário. Isso ocorre porque a construção é antiga, as paredes são muito grossas e as janelas são insuficientes para atravessar o sinal adequadamente. As antenas externas atingem um raio de 100 a 200 metros, o que demandaria postes altos para atingir os andares superiores. Frente a essas dificuldades, a alternativa técnica viável é instalar cabos irradiantes e uma antena interna para cada corredor, de cada andar, de cada bloco. A Superintendência de Tecnologia e Informação desenvolveu o projeto que está prestes a entrar em fase de contratação. Essa é uma solução definitiva, porém que não suprirá o que precisamos no momento atual. Para dar conta das necessidades imediatas, a tomamos as seguintes providências:

– A equipe de informática da SAS rastreou as áreas externas do CRUSP e identificou locais onde o sinal é fraco. Informamos a STI foi informada e buscará ampliar as áreas de recepção reforçando os sinais.

– A sala Pró-Aluno do CRUSP encontra-se equipada com monitores e computadores conectados à Internet. Os monitores são moradores do CRUSP, de modo que a sala Pró Aluno funcionará conforme disponibilidade desses monitores. Os horários serão afixados na porta da sala. Fiquem atentos aos procedimentos de higienização de mãos e equipamentos.

– Estão abertas as salas de estudo. Há ao menos uma sala de estudo em cada um dos 8 blocos do CRUSP. Todas elas possuem acesso à rede EDUROAM. Foram colocadas somente duas ou três cadeiras em cada sala, propositalmente, com o intuito de evitar aglomerações. Pedimos, portanto, que usem as salas com responsabilidade. Usem as salas como espaço de estudo. Ao compartilharem a sala, respeitem o isolamento social e mantenham distância de pelo 2 metros entre usuários. Abram as janelas para uma apropriada ventilação.

Para ampliar e diversificar os pontos de acesso à internet no campus, faremos contato com todas as Unidades da Cidade Universitária para solicitar que, na medida do possível, disponibilizem espaços adequados e seguros. Informaremos oportunamente, caso tenhamos uma resposta positiva das Unidades.

Cozinhas Coletivas

As cozinhas coletivas do CRUSP necessitam de manutenção para funcionar. É triste dizer, mas o estado precário das cozinhas se deve, na origem, ao mal-uso, à falta de limpeza pelos usuários, ao roubo de peças, tais como torneiras e queimadores do fogão.

Estamos empenhados em colocar o número máximo possível de cozinhas em funcionamento. Desencadeamos as compras mas, por dificuldade de encontrar fornecedores, principalmente de queimadores para os fogões, ainda não recebemos os materiais. À medida que chegarem, serão instalados e os moradores informados.

A responsabilidade pelo bom uso e pela conservação das cozinhas é coletiva. Cada morador(a) tem sua parcela.

Zeladoria e Manutenção

Reiterando o que dissemos inicialmente, o isolamento social aplica-se também aos funcionários da SAS, o que significa que os serviços de zeladoria e manutenção se encontram sob forte restrição de pessoal. Ainda assim, o atendimento será mantido em contato direto com o Chefe da Manutenção, sr. Luiz Bastos, no endereço luizbastos@usp.br, que colocará o pessoal em ação de acordo com a prioridade de cada caso.

Serviço Social

Para solicitações de atestados, declarações ou demais ações de caráter administrativo, escreva para ssocialsas@usp.br.

As assistentes sociais continuam

à disposição de todos(as) moradores(as). Façam contato com a assistente social que o(a) acompanha:”

Adriana – adrianaribeiro@usp.br
Carla – ccucolo@usp.br
Eliane – elianesq@usp.br
Gina – gmgo@usp.br
Lucimara – lutroiano@usp.br
Luiza – lcanzian@usp.br
Natália – natalia.crispim@usp.br
Neusa – nefranz@usp.br
Rosângela – rosangeladearo@usp.br

(Com informações da SAS/USP)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..