13 de maio de 2019

Como as florestas brasileiras foram construídas pelos índios

Como as florestas brasileiras foram construídas pelos índios: exemplos do sudoeste da Amazônia é o título da próxima palestra inserida no programa Ciência às 19 Horas, que ocorrerá no próximo dia 15 de maio, a partir das 19 horas, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP) e que será apresentada pelo Prof. Eduardo Góes Neves, pesquisador do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP).

Esta palestra trará dados arqueológicos e históricos que mostram como o sudoeste da Amazônia vem sendo ocupado por povos indígenas há cerca de dez mil anos. Novos dados indicam que houve uma grande atividade humana, a tal ponto de tornar impossível separar as paisagens da história dos povos indígenas e de outros povos da floresta que lá viveram. Tais paisagens milenares estão atualmente ameaçadas pelo desmatamento descontrolado, que não apenas leva à perda da biodiversidade local, como, também, ameaça o patrimônio cultural da região.

As palestras do programa Ciência às 19 Horas, que ocorrem mensalmente no IFSC/USP, têm entrada gratuita e são abertas à comunidade, contando com transmissão ao vivo pela IPTV.