23 de novembro de 2018

“Biofotônica: onde os fotóns e a vida se encontram”

Realizou-se no dia 23 deste mês, a partir das 10h30, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC/USP), mais uma edição do programa Colloquium diei, desta vez com a palestra subordinada ao tema Biofotônica: onde os fotóns e a vida se encontram, apresentada pelo Prof. Sebastião Pratavieira, docente e pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC)
A biofotônica investiga, especialmente, os fenômenos envolvidos na interação da luz (fotóns) com sistemas biológicos (vida).

Dentre as várias possibilidades dessa área, destaca-se seu uso como ferramenta para o entendimento de fenômenos básicos em biologia molecular e celular, mas, contudo, sua maior aplicação está em técnicas de diagnóstico precoce e tratamento de diversas patologias.

Um dos principais benefícios do uso de técnicas ópticas que compõem a Biofotônica é que elas preservam a integridade dos tecidos e células biológicas examinadas. Neste colóquio, o palestrante apresentou alguns fenômenos fundamentais importantes que ocorrem quando a luz interage com moléculas do nosso corpo, tendo seguidamente apresentado as técnicas ópticas de espectroscopia e imagem (macroscópica e microscópica), a instrumentação que seu grupo desenvolve para realizá-las, como elas são analisadas e como essas tecnologias podem ser usadas para caracterizar células e tecidos.