14 de outubro de 2011 - Profª Carla Göbel Burlamaqui de Mello (PUC-Rio)

Colloquium diei “Os experimentos do LHC e seu recentes resultados”

Seminarista: Carla Gobel Burlamaqui de Mello

Abstract:

O Large Hadron Collider (LHC), localizado no CERN, na fronteira entre França e Suíça, finalmente começou, em março de 2010, suas colisões próton-próton a energias de 7 TeV no centro de massa. Os resultados destas colisões pretendem responder a uma série de questões da física fundamental, incluindo a busca pelo bóson de Higgs, candidatos a matéria escura, supersimetria, dimensões extras, origem da assimetria matéria-antimatéria e formação do plasma de quarks e glúons, entre outras. Neste colóquio, após rever brevemente a estrutura do Modelo Padrão das Interações Fundamentais, vamos discutir os principais objetivos dos seus 4 grandes experimentos, ATLAS, CMS, Alice e LHCb e apresentar os resultados mais relevantes obtidos até agora, dando ênfase à busca do Higgs e de Física além do Modelo Padrão.