22 de novembro de 2018

Colóquio no IFUSP apresenta “Universidade, USP, etc…”

Realiza-se no dia 29 do corrente mês, a partir das 16 horas, no Auditório Abrahão de Moraes (IFUSP), o colóquio intitulado Universidade, USP, etc…, com a participação do Prof. Dr. Luiz Bevilacqua – (IEA-USP).

A velocidade com que avança o conhecimento científico e as tecnologias derivadas não para de crescer. Mais que a era do conhecimento estamos vivendo a era do choque cultural. A Universidade, porém, persiste prisioneira nas celas das especializações departamentais.

A educação pretende formar profissionais para um mundo que entrou em um estado crítico de instabilidade. Os currículos olham para trás. A universidade se vê em um espelho.

Na realidade, a universidade entrou em um estado de grave de esquizofrenia. A pesquisa e a pós-graduação seguem a trajetória de redução da entropia do conhecimento, mas a graduação permanece na trajetória de acelerado decaimento para o zero absoluto.

A Universidade, como a concebemos tradicionalmente, está se tornando supérflua na nossa sociedade. Tende a ser provedora de diplomas e não de competências para o novo mundo que nos atropela, etc…

A entrada para este evento é franca, sem necessidade de inscrição prévia.

Transmissão online: www.iptv.usp.br