26 de novembro de 2018

Colóquio do PPGF/UFSCar com o Prof. Phillipe Courteille (IFSC)

O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de São Carlos (PPGF/UFSCar) organiza na próxima quinta-feira, dia 29 do corrente mês, às 16 horas, na sala Swieca Nova, o colóquio intitulado Fenômenos de auto-organização induzidas por luz em gases atômicos ultrafrios e aplicações para sensoriamento inércia, que será apresentado pelo docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Dr. Phillipe Courteille.

O espalhamento de luz por um conjunto de átomos é, do ponto de vista microscópico, um processo intrinsecamente cooperativo. Em nuvens atômicas frias, processos cooperativos podem dar origem a fenômenos de auto-organização e auto-sincronização, que são ainda mais pronunciados em dimensões reduzidas.

Neste âmbito o palestrante discutirá o exemplo de condensados de Bose-Einstein desenvolvendo instabilidades macroscópicas, quando eles interagem com os modos ópticos contrapropagantes de uma cavidade óptica anular.

Courteille também exemplificará como esses efeitos cooperativos podem ser aproveitados para monitorar ‘ao vivo’, isto é, de maneira não-invasiva, a dinâmica de ondas de matéria coerente, abrindo o caminho para novas aplicações em sensoriamento quântico e gravimetria.

(Em colaboração com o PPGF/UFSCar)