17 de abril de 2019

Colóquio do PPGF/UFSCar aborda “Nanomateriais Bioativos”

O Programa de Pós-Graduação em Física, da Universidade Federal de São Carlos, promove no dia 18 de abril, pelas 16h30, na sala de Seminários ”Swieca Nova”, mais um colóquio, desta vez subordinado ao tema Nanomateriais Bioativos, ministrado pelo Prof. Paulo Noronha Lisboa Filho, pesquisador do Grupo de Materiais Avançados do Departamento de Física da UNESP – Campus de Bauru.

Neste seminário serão abordados aspectos da interação de materiais nanoestruturados com o material biológico. Serão apresentadas as definições de biocompatibilidade e bioatividade à luz das novas regulamentações da UE e do NIH americano, bem como diferentes aspectos da nanotoxicidade.

Em particular, será apresentada um estratégia do uso de materiais em escala nanométrica para casos de comprometimento sistémicos em odontologia e medicina.