27 de maio de 2022

Colóquio do IFSC/USP – Física Social: revelando as leis da sociedade

O IFSC/USP realizou no dia 27 de maio, às 10h30, mais um colóquio, desta vez com a participação do docente e pesquisador doe nosso Instituto, Prof. José Fernando Fontanari.

Em sua apresentação, o palestrante começou por colocar a questão se é possível estudar  fenômenos sociais com o mesmo grau de rigor com que a Física trata  da matéria inanimada, cuja resposta foi dada na primeira metade do século XIX pelo polímata belga Adolphe Quételet no livro “Sobre o homem e o desenvolvimento de suas faculdades: ensaios de uma Física Social”.

Esse livro  lançou as bases para a construção da Física Social, cuja meta era descobrir as leis da sociedade e, assim,  colocar as ciências sociais no mesmo nível da astronomia,  cujas leis Newton havia revelado pouco mais de um século antes.

O insight de Quételet  é que a distribuição das observações  é fundamental e  tem um caráter universal.

O Prof. Fontanari apresentou, de forma resumida, a aplicação desse insight na caracterização de nosso universo  artificial –  textos e cidades –  e mais profundamente no entendimento do ainda misterioso fenômeno da sabedoria das massas, descoberto por Francis Galton  em 1907:  a  média das previsões  de um grupo de pessoas  – a previsão coletiva –  é melhor do que a previsão  de cada uma delas ou, pelo menos, melhor do que a maioria delas.