13 de maio de 2022

Colóquio do IFSC aborda “A busca por matéria escura com astropartículas”

O IFSC/USP realizou no dia 13 do corrente mês mais um colóquio dedicado à sua comunidade, subordinado ao tema “A busca por matéria escura com astropartículas”, apresentado pelo Prof. Aion Viana, docente e pesquisador do IFSC/USP.

Neste colóquio, o palestrante sublinhou o fato de apesar das crescentes evidências de que matéria escura existe no Universo, sua natureza fundamental permanece como um dos maiores problemas da Física contemporânea.

Uma das hipóteses mais aceitas é que matéria escura seria composta de Partículas Massivas que Interagem Fracamente, ou WIMPs no acrônimo em inglês. Em ambientes de alta densidade do Universo, esses WIMPs poderiam se auto-aniquilar e produzir partículas conhecidas do Modelo Padrão de Física de Partículas, como elétrons, pósitrons, prótons, e inclusive raios gama.

Galáxias anãs, aglomerados de galáxias e o Centro da Via-Láctea são os meios ambientes mais prováveis para abrigar um forte sinal de auto-aniquilação de matéria escura.

Neste colóquio o pesquisados revisou revisar o problema da busca indireta por matéria escura enquanto partícula, tendo-se concentrado em particular nas buscas com raios gama. Foram apresentados os resultados mais recentes de diversos telescópios de raios gama, como o H.E.S.S., MAGIC, VERITAS, e Fermi-LAT. Por fim, à luz dos futuros Cherenkov Telescope Array (CTA) e Southern Wide-Field Gamma-Ray Observatory (SWGO), o Prof. Aion lançou a discussão sobre as perspectivas e estratégias na busca de sinais de aniquilação de matéria escura.

Para conferir este colóquio, clique AQUI.