30 de novembro de 2018

“Colloquium diei”“Biologia estrutural de proteínas transmembranares”

O IFSC/USP realizou no dia 30 do corrente mês a última edição de 2018 do programa Colloquium diei, com o colóquio Biologia estrutural de proteínas transmembranares, apresentado pelo docente e pesquisador do IFSC/USP, Andre Ambrosio.

Em sua apresentação, o palestrante sublinhou o fato do IFSC ser pioneiro na área de cristalografia de proteínas na América Latina e, ainda hoje, um dos principais centros de pesquisa em biologia estrutural nessa região.

Neste sentido, como docente recém-contratado junto ao Grupo de Cristalografia do FCI, o palestrante apresentou um panorama geral dos mais novos assuntos de sua linha de pesquisa; tratam-se de estudos estruturais de proteínas transmembranares mitocondriais, com importância no desenvolvimento do câncer.

A abordagem experimental faz uso de cristalografia de microcristais crescidos em fase lipídica cúbica e crio-microscopia eletrônica de transmissão. Esta linha de pesquisa vai ao encontro de iniciativas públicas em andamento no Brasil voltadas para a implementação e disponibilização de infraestruturas estados-da-arte abertas para a comunidade científica.

Estas são: (i) o Projeto SIRIUS (fonte de luz sincrotron de quarta geração), que prevê a construção de uma linha de cristalografia de raios X de nanofoco (< 1 µm x 1 µm) e alto brilho (> 1026 fótons.s-1.mm-2.mrad-2.0.1%BW e (ii) o Titan Krios, que é um microscópio eletrônico de última geração, equipado com sistema de detecção direta de elétrons, e coleta de dados – em condições criogênicas – de partículas proteicas isoladas.