20 de abril de 2018

“Spins and Orbits in Semiconductor Nanostructures”

Em mais uma edição da iniciativa Colloquium Diei, ocorrida no período da manhã do dia 20 do corrente mês, no nosso Instituto, o Dr. Dominik Zumbühl, do Departamento de Física da Universidade de Basel (Suíça), apresentou a palestra subordinada ao título Spins and Orbits in Semiconductor Nanostructures.

Em sua apresentação, o pesquisador deu a conhecer experiências recentes que estudam a física de spins semicondutores, bem como uma técnica não invasiva capaz de reconstruir a forma e orientação dos orbitais, com base na medição da dependência do espectro de energia orbital no campo magnético em plano de magnitude e direção variadas.

Por último, também elucidou os presentes como se pode estender a hélice de rotação persistente, ou seja, padrões de rotação helicoidal com passos continuamente variáveis.

Dominik Zumbühl obteve sua graduação na ETH de Zurique (Suíça), em 1998, mestrado em física aplicada na Universidade de Stanford (EUA) em 2000 e Doutorado em Física Universidade de Harvard (EUA), em 2004.