23 de agosto de 2019

“Colloquium diei” – O buraco negro de M87: um retrato – Prof. Alberto Saa

Retomando o tradicional programa de seminários Colloquium Diei, realizou-se no dia 23 de agosto mais uma apresentação, tendo como convidado o Prof. Alberto Saa (IMECC/UNICAMP) que trouxe o tema: O buraco negro de M87: um retrato.

Buracos negros são objetos fantásticos, cuja principal propriedade é exatamente não permitir que nenhum raio de luz escape de sua atração gravitacional.

Recentemente, a colaboração com Event Horizon Telescope (EHT) divulgou a primeira “fotografia” de um buraco negro. Trata-se de um objeto gigantesco, com cerca de 6.5 bilhões de massa solares, no centro da galáxia Messier 87, à distância de incríveis 53 milhões de anos luz do nosso planeta Terra.

Neste colóquio, o palestrante discutiu os seguintes pontos: Qual é o real sentido de se falar em “imagem” de um buraco negro? Em que consiste exatamente esse “retrato” recentemente divulgado? Como foi possível obtê-lo? Quais são suas implicações científicas?