15 de março de 2019

Colloquium diei” com Laura Greene – “And, I am a Materials Girl”

A edição do dia 15 de março do programa Colloquium diei, evento que habitualmente ocorre nas instalações do IFSC/USP, teve como palestrante a cientista norte-americana Profª Laura Greene,  da Universidade Estadual da Florida, que apresentou o tema “And, I am a Materials Girl…”.

Em sua apresentação, a palestrante convidada evidenciou que ser física não é simplesmente o seu  trabalho ou sua carreira, mas parte integrante do que a define. Com humor, Laura Greene não soube explicar para o auditório se ela apenas uma hard-wired ou se foi mordida pelo “bug” da ciência quando nasceu: apenas sabe que que ser física é exatamente aquilo que preisava fazer.

Em sua palestra, Laura compartilhou com o público suas jornadas em física, sempre alimentadas pela paixão nesse campo “sedutor e consumidor” por tanto tempo.

As áreas de interesse da Profª Laura Greene concentram-se nas áreas da física de matéria condensada experimental, com foco em materiais quânticos, incluindo matéria topológica e supercondutores de alta temperatura. A palestrante atua no Conselho de Diretores da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) e é vice-presidente da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP).

Defensora da diversidade, ela trabalha com equipes que promovem o sucesso de jovens cientistas, especialmente nos países em desenvolvimento. Desempenha funções de consultoria de liderança para o DOE, NSF e a Academia Nacional de Engenharia e Medicina da Ciência (NASEM); recentemente assumiu funções como co-presidente do NASEM Decadal Survey for Materials Research. Greene é membro do NASEM e membro da Academia Americana de Artes e Ciências, do Instituto de Física (UK), da AAAS e da APS. Os reconhecimentos incluem uma bolsa Guggenheim, o Prêmio Lawrence de Pesquisa de Materiais, o Prêmio Maria Goeppert-Mayer.

Ela é coautora de mais de 200 publicações e apresentou mais de 550 palestras convidadas.