8 de junho de 2018

“Colloquium diei”: A Ressonância Magnética Nuclear na Ciência do Petróleo

A edição do Colloquium diei referente ao dia 08 de junho teve como palestrante o Prof. Dr. Tito José Bonagamba, docente e pesquisador do IFSC/USP, que apresentou o tema Utilização da Ressonância Magnética Nuclear na Ciência do Petróleo: Um bom exemplo de aproximação entre Academia e Indústria.

O Laboratório de Espectroscopia de Alta Resolução por RMN (LEAR), instalado no IFSC/USP, tem-se dedicado ao longo dos últimos anos a desenvolver metodologias e instrumentação para o estudo de rochas reservatório, com o apoio da Agência Nacional do Petróleo (ANP), em parceria com colaboradores do Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES).

Neste colóquio, Tito José Bonagamba fez uma apresentação geral sobre as atividades de pesquisa do Laboratório, na área da ciência do petróleo, bem como o benefício do projeto para a realização de pesquisas complementares, incluindo por exemplo, medicina e construção civil, demonstrando que o emprego dos recursos provenientes deste importante setor da economia brasileira serve tanto para o próprio setor, quanto para o desenvolvimento da sociedade brasileira de uma forma mais ampla.