6 de novembro de 2020

(CNPEM) Cerimônia em homenagem ao Prof. Ricardo Rodrigues

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) vai realizr no dia 09 de novembro, às 09h00, uma cerimônia de homenagem ao Prof. Antônio Ricardo Droher Rodrigues, falecido em janeiro do corrente ano, ex-docente do IFQSC e um dos principais cientistas responsáveis pela origem das fontes de luz síncrotron UVX e Sirius, entre outras realizações. A homenagem, que acontecerá presencialmente no campus do CNPEM, com transmissão ao vivo pelo YouTube, no link https://www.youtube.com/watch?v=hrmTDdnyv9s, contará com depoimentos de colegas e amigos do Prof. Antônio Rodrigues, bem como apresentações alusivas à sua extensa carreira científica.

Aqueles que quiserem participar ativamente da homenagem, com a leitura de textos ou outras manifestações devem acessar a cerimônia pelo aplicativo Zoom, usando este LINK.

ID da reunião: 820 5296 8512  –  Senha de acesso: 801408.

O Prof. Ricardo Rodrigues graduou-se em engenharia civil na Universidade Federal do Paraná, em 1974, tendo feito seu doutorado em Física, no King’s College University of London, entre 1976 e 1979 .

Foi professor no curso de Física da UFPR, e ali começou as atividades no Grupo de Óptica de Raios-X e Instrumentação (GORXI), sendo que em 1984, foi convidado a participar do grupo de ótica do Instituto de Física e Química da USP (IFQSC), em São Carlos, tendo-se envolvido desde o início com o Projeto Radiação Síncrotron, iniciado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Foi desse projeto que nasceu o LNLS, implantado em Campinas a partir de 1987.

O equipamento projetado sob coordenação de Rodrigues operou até o final de 2019, tendo sido desativado com a finalização das obras de construção do Sirius.

Para conferir a programação alusiva a esta cerimônia, clique AQUI.

Para contatar a organização do evento, utilize o email eventos@cnpem.br