23 de outubro de 2018

Orgulho: “Classe Grã-Cruz” para pesquisadores do IFSC/USP

Da esquerda para a direita – Prof. Dr. Edgar Dutra Zanotto (UFSCar) / Prof. Dr. Vanderlei Bagnato (IFSC/USP) / Prof. Dr. Elson Longo (UFSCar) / Prof. Dr. Glaucius Oliva (IFSC/USP) – Um orgulho para São Carlos

Em cerimônia realizada no dia 17 deste mês, no Palácio do Planalto, em Brasília, os docentes e pesquisadores do IFSC/USP, Profs. Gaucius Oliva e Vanderlei Bagnato, foram agraciados com as insígnias da Classe Grã-Cruz da Ordem Nacional de Mérito Científico (Ciências Biomédias e Ciências Físicas, respectivamente) – a mais alta comenda científica concedida a cientistas brasileiros -, dentre oitenta e três personalidades ligadas às áreas de ciência inovação e tecnologia.

A Ordem Nacional do Mérito Científico foi instituída em 1993 e visa homenagear quem tem contribuído de forma significativa para o avanço da ciência e seu desenvolvimento no Brasil.

Recordamos que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) havia aberto prazo de trinta dias no mês de fevereiro deste ano para que a comunidade científica fizesse as indicações de novos membros, sendo que em abril uma comissão composta por membros da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), MCTIC (Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e Academia Brasileira de Ciências (ABC) reuniu-se e fez as indicações com pareceres para submissão ao Conselho da Ordem, presidida pelo Presidente da República.

Trata-se de uma ordem honorífica e os agraciados podem ser brasileiros ou estrangeiros.

Por outro lado e na mesma linha, três pesquisadores do Instituto de Física da USP foram igualmente agraciados com a Ordem Nacional do Mérito Científico: o professor Paulo Artaxo Netto foi promovido para a Classe Grã-Cruz e os professores Antonio José Roque da Silva e Sylvio Roberto Accioly Canuto admitidos na Classe de Comendador. Os professores Edgar Dutra Zanotto e Elson Longo, ambos pesquisadores da UFSCar, foram igualmente agraciados nesta cerimônia.

Os homenageados (Foto: Cesar Itiberé)

Sobre esta honraria, já em 08 de agosto último, sem sessão ordinária, a Câmara Municipal de São Carlos aprovou uma Moção de Congratulação (nº 0208), por iniciativa do Vereador Marquinho Amaral e subscrita pela Presidência do órgão e pelos Vereadores Lucão Fernandes, Robson Magno do Carmo, Moisés Lazarine e Azuaite Marins de França.

A Comunidade do IFSC/USP parabeniza entusiasticamente seus pesquisadores pelas honrarias recebidas.