2 de fevereiro de 2016

24 Maneiras de Morrer com um Buraco Negro

Ocorrerá no dia 8 de março, no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas”, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a primeira edição do programa Ciência às 19 Horas de 2016, na qual o Prof. Dr. Rodrigo Nemmen, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP), ministrará a palestra 24 Maneiras de Morrer com um Buraco Negro.

Por que os buracos negros são tão C19H-buraco-negro-250fascinantes? Será por causa da física envolvida neles? Do seu incrível poder destrutivo? Qualquer que seja a explicação, o fato é que os buracos negros são “perigosos”. Existem várias maneiras de ser morto por um buraco negro e, nesta apresentação, Rodrigo Nemmen discutirá algumas delas. Segundo o docente, algumas dessas maneiras são simples, enquanto outras são verdadeiramente bizarras.

Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, Rodrigo Nemmen realizou a graduação, o mestrado e o doutorado em Física, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo desenvolvido o pós-doutorado na UFRGS e no Goddard Space Flight Center, na NASA*.

O evento é gratuito e o IFSC/USP está localizado no Campus USP São Carlos, na Av. Trabalhador São-Carlense, 400. Para mais informações, ligue para (16) 3373-8075/8689.

*National Aeronautics and Space Administration.

(Imagem: Getty Images)