20 de julho de 2017

Cidade de Belo Horizonte (MG) acolhe a Reunião Anual da SBPC

Com o tema Inovação, Diversidade, Transformações, decorre entre os 16 e 22 de julho, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), um evento que integra o calendário comemorativo dos 90 anos daquela universidade mineira.

Desde a sua primeira edição, em 1948, o encontro científico tornou-se o maior do gênero na América Latina, configurando-se como um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e do debate sobre as ações e as políticas públicas para a ciência e tecnologia desenvolvidas no Brasil.

Durante os sete dias do evento, pesquisadores, estudantes e público em geral podem conferir conferências, mesas-redondas, encontros, minicursos e sessões de pôsteres, visitar as instalações da SBPC Cultura, SBPC Jovem ExpoT&C e participar do Dia da Família na Ciência, com destaque para o papel da ciência no cotidiano das pessoas, além de atividades com temáticas específicas.

Ao todo, o programa da 69ª Reunião Anual da SBPC compreende 69 conferências, 82 mesas-redondas, 57 minicursos, 16 sessões especiais, além de encontros, reuniões e assembleias, perfazendo mais de 240 atividades.

O Diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prof. Tito José Bonagamba, contribuirá para este evento, apresentando a palestra intitulada A Cultura de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Instituto de Física de São Carlos – Universidade de São Paulo, uma apresentação que versará sobre como a comunidade acadêmica do IFSC/USP construiu ao longo de sua trajetória de mais de 60 anos um ambiente multi e interdisciplinar, com importantes resultados, tanto em pesquisa básica e aplicada, quanto na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação, aproveitando as oportunidades oferecidas pelas agências de fomento.

Parte dessa trajetória é decorrente do fato do IFSC/USP possuir no seu quadro de docentes e funcionários, profissionais empreendedores de diversas áreas de atuação, incluindo engenharia, química, bioquímica, farmácia, biologia, ciência da computação, odontologia, ciências médicas, entre outras, que permitem que a física, em conjunto com essas áreas de conhecimento, possa contribuir de forma mais eficiente, tanto para a formação de pessoal e a evolução do conhecimento científico, quanto para o desenvolvimento socioeconômico do País, ao conseguir transmitir parte do conhecimento adquirido para setores externos à academia.

Como resultado de todas essas atividades de pesquisa básica e aplicada, que ocorrem de forma imbricada, sendo apoiadas, por exemplo, por INCT’s (CNPq), CEPID’s (FAPESP), e, mais recentemente, por uma Unidade da EMBRAPII, o IFSC/USP apresenta considerável produtividade científica, ao mesmo tempo que coleciona ao longo de sua história grande número de patentes e startups, bem como bom relacionamento com empresas.

Paralelamente a este evento, ocorre o 5º Salão Nacional de Divulgação Científica da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), com o tema Os impactos da ciência na sociedade, com o objetivo de promover a divulgação da ciência, da cultura nacional e a integração entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral.

Mais informações sobre a 69ª Reunião Anual da SBPC podem ser obtidas clicando AQUI