17 de outubro de 2022

CEPOF-IFSC/USP é contemplado com o 2º lugar do “Prêmio Marcos Moraes – 2022”

As melhores e mais inovadoras iniciativas para o controle do câncer no Brasil

Os pesquisadores do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), alocado no nosso Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e coordenado pelo Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, foi contemplado, em setembro último, na cidade de Salvador (BA), com o  2º lugar do “Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer- 2022”, uma iniciativa da Fundação do Câncer com o apoio do Instituto Oncoclínicas, premiação esta que tem o objetivo de dar a conhecer as mais inovadoras iniciativas científicas e tecnológicas para o controle do câncer no Brasil.

Este 2º lugar conquistado pelo CEPOF-IFSC/USP na categoria “Iniciativas para o controle do câncer”, concorreu com outros 43 trabalhos de instituições públicas e privadas oriundas de treze estados brasileiros, sendo seus autores os pesquisadores Natália Inada, Welington Lombardi, Renata Belotto, Cynthia De Castro, Mirian Stringasci, Hilde Buzzá, Cristina Kurachi e Vanderlei Salvador Bagnato.

Dra Natália Inada

Para a pesquisadora do CEPOF, Dra Natália Inada, este trabalho do CEPOF, subordinado ao tema “Tratando Neoplasias Intraepiteliais Cervicais de Alto Grau (2/3) e diminuindo a carga viral por Terapia Fotodinâmica”, coloca ainda mais em destaque na comunidade científica a relevância de tratar as mulheres portadoras de HPV e câncer cervical. “Este é um dos tipos de câncer que mais mata mulheres no Brasil e com a Terapia Fotodinâmica (TFD) temos conseguido não só eliminar essas lesões ( HPV), que são precursoras do câncer de colo do útero, como também observar, de modo significativo, uma redução da carga do HPV de alto grau, o que diminui muito a chance dessas mulheres contraírem o câncer. Natália Inada pontua que a motivação de toda a equipe para continuar a trilhar esse projeto de pesquisa, junto com os parceiros científicos, se consubstancia em novas fronteiras que se abrem para melhorar os protocolos clínicos e o desenvolvimento de novos equipamentos e técnicas, envolvendo a utilização da luz. “Estamos, inclusive, com um desafio prestes a ser superado, que é a implementação de um protocolo utilizando o laser para tratar lesões do canal cervical, que são as mais agressivas e cujo tratamento convencional (a cirurgia de alta frequência) envolve a remoção de uma grande extensão do colo uterino, que além de mutilante, pode estreitar o colo uterino, causando dificuldade de concepção”, explica Natalia.

Assista, AQUI, ao vídeo que fez parte do trabalho apresentado pelo CEPOF.

O convite da NIH (EUA) para participação no “Global Health”

Prof. Vanderlei Salvador Bagnato

Para o Prof. Vanderlei Bagnato, que coordena o CEPOF, a determinação de todos os pesquisadores do grupo vai no sentido de promover as melhorias no tratamento de várias formas de câncer, entre elas a do colo do útero, sempre tentando coletar mais conhecimento básico e desenvolver protocolos, técnicas e equipamentos que permitam esse combate. A relevância dos trabalhos publicados em revistas científicas internacionais sobre os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores fez com que o National Institutes of Health (NIH), nos Estados Unidos, convidasse o CEPOF para participar no “Global Health”, uma iniciativa que envolve várias regiões, entre elas, África e América do Sul. “Vai ser um trabalho gigantesco e apaixonante, atendendo a que teremos que implementar protocolos e instrumentos em regiões onde as condições econômicas locais não permitem a instalação de tratamentos sofisticados para tratar as populações. Nesse âmbito, já fomos escolhidos para incorporar as técnicas de tratamento do HPV no continente africano, uma ação que já iniciamos, tendo como parceiros  o MD-Anderson Cancer Center (referência mundial em câncer) e a Rice University, ambos localizados na cidade de Houston, no Texas. Por outro lado, estamos já trabalhando em projetos desafiadores com financiamentos do Brasil e dos EUA para melhorar as técnicas e procedimentos no tratamento de vários tipos de câncer” relata Bagnato.

Quanto ao 2º lugar no “Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer- 2022”, Vanderlei Bagnato afirma que ele é fruto de anos de investimento através de projetos que foram financiados pela FINEP, FAPESP e EMBRAPII, desenvolvendo equipamentos e tecnologia  em parceria com empresas que irão permitir tratar as lesões já mencionadas acima em qualquer lugar do mundo, especialmente no Brasil. “Nós temos que fortalecer, cada vez mais, o desenvolvimento de instrumentação que permita uma atuação rápida da medicina e ajustada à nossa realidade econômica. Não importa ter sido classificado em primeiro ou segundo colocado neste prêmio que conquistamos; importa, sim, a vitória que alcançamos com o esforço científico, o apoio institucional e as parcerias. Todos os envolvidos, direta ou indiretamente, são vitoriosos”,  salienta e finaliza o pesquisador.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP