31 de agosto de 2021

CEPOF comemora 25 anos de Semóptica – Semana da Óptica

Palestrantes Semóptica Virtual 2021

Na última semana, entre os dias 23 a 27 de agosto, o Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo, abrigou mais um evento Semóptica – Semana da Óptica, promovido pelo Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica – CEPOF, coordenado pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato. A Semóptica ocorre anualmente há mais de 20 anos. Normalmente é exibida em locais públicos, como Shoppings, Praças Públicas e Universidades. Em contexto de pandemia o evento foi transmitido de modo virtual, ao vivo, pelo canal do CEPOF no YouTube. As aulas foram exibidas diretamente dos laboratórios de pesquisas e de aulas práticas do CEPOF/IFSC e também a partir do Museu de Ciências de São Carlos Prof. Mario Tolentino. O evento obteve cerca de 1500 visualizações ao longo da semana, além das exibições feitas ao vivo em salas de aulas de Escolas Estaduais de São Carlos. Os coordenadores da Semóptica Virtual 2021 foram os professores Euclydes Marega Junior e Sebastião Pratavieira.

Palestras proferidas durante o evento:

A vida sob a perspectiva da Mecânica Quântica – Prof. Euclydes Marega Junior;

Por que usamos modelos animais em pesquisa biomédica? – Profa. Cristina Kurachi;

Somando e multiplicando cores – Prof. Emanuel Alves de Lima Henn;

Espectroscopia Óptica –  Prof. Luiz Antonio Oliveira Nunes;

Exposição Vida: do Visível ao Invisível. Visita virtual ao Museu De Ciências de São Carlos Prof. Mario Tolentino – Professores Wilma Barrionuevo e Euclydes Marega Junior;

Física Experimental e Paleontologia. Visita virtual ao Museu de Ciências de São Carlos Prof. Mario Tolentino – Professores Vanderlei Bagnato, Paulo Roberto Martinez e Marcelo Adorna Fernandes. Com filmagem e edição feitas por Sergio Candiano e Marcel Eduardo Firmino;

Microscopia óptica confocal –  Prof. Francisco Eduardo Gontijo Guimarães;

Manipulando átomos com luz – Profa. Patricia Christina Marques Castilho;

Óptica Divertida – Giane Ferreira, Beatriz Bellini, Maria Luiza Ferreira, Giancarlo de Souza, Maria Júlia Marques, Raphael Guimarães e Gabriel Jasinevicius. – SPIE Student Chapter USP-SC;

Luminescência, o maravilhoso e curioso mundo luminescente – Prof. Sebastião Pratavieira e Dra. Lilian Tan Moriyama.;

Ao final do evento o Prof. Sebastião agradeceu aos colaboradores Brás José Muniz, Anderson Rodrigues Muniz, Jae Antonio de Castro Filho, Claudio Bretas, aos palestrantes e a todos os demais colegas do CEPOF, que produzem ciência e tecnologia ao longo de todo ano, trazendo benefícios a toda comunidade, tanto na área de ciências básicas quanto na área da saúde. A profa. Wilma Barrionuevo, coordenadora de Difusão Científica do CEPOF, em atividades voltadas às Escolas, agradeceu à representante da Diretoria de Ensino – Região de São Carlos, Ana Paula Borelli Matsumoto, por ter organizado a exibição da Semóptica junto às escolas. Agradeceu, ainda, às professoras Isabel Kakuda e Bárbara Rodrigues, da EE. Sebastião de Oliveira Rocha e aos professores Marlene Aparecida D. Lourenço, Danilo Henrique K. Vilar, Rosana Romualdo e Daniela Lopes Erlo, da E.E. Prof. Gabriel Felix do Amaral, pela importante e constante parceria na atividades de Difusão da Ciência.

Semóptica sendo exibida em salas de aula da E.E. Prof. Gabriel Felix do Amaral

Durante contexto de pandemia, o CEPOF se destacou pela inúmeras atividades desenvolvidas juntos às escolas, por meio de aulas e palestras virtuais, participações em HTPCs e orientação de estudantes bolsistas de Ensino Médio do CNPq. Ao longo do ano, o CEPOF, em parceria com a Diretoria de Ensino criaram e acompanharam Clubes de Ciências, que exibirão os seus experimentos e pesquisas no mês de outubro.

Vamos aguardar, pois já apuramos que temos muitos trabalhos interessantes sendo produzidos!

Veja AQUI a playlist com os vídeos.

(Colaboração: Wilma Barrionuevo – Coordenadora de Difusão Cientifica do CEPOF, junto às escolas)