24 de abril de 2019

“Oficiência” – Carregando a bateria do celular no sapato enquanto caminha

O chamado Efeito Piezoelétrico é a propriedade que alguns materiais apresentam de se polarizarem ao serem pressionados mecanicamente.

Os exemplos mais corriqueiros são os conhecidos isqueiros eletrônicos, os tênis que acendem leds, ou os relógios de quartzo.

Por mais incrível que pareça, você pode, inclusive, colocar a bateria de seu celular no sapato e enquanto caminha, salta, corre ou dança, por exemplo, a bateria carrega automaticamente e estará pronta para ser usada novamente, em pouco tempo.

Quer saber como funciona tudo isso e muito mais? Assista ao programa “Oficiência” na TV-USP/CEPOF (Canal 10 da Net São Carlos) ou no Youtube, apresentado pelo docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Luiz Antônio de Oliveira Nunes.

Clique na imagem abaixo e assista ao Efeito Piezoelétrico.