5 de setembro de 2019

“Café com Física” recebe seminário sobre dispositivos quânticos

Alan Costa Santos (IF/UFF) foi o pesquisador convidado para dissertar sobre o tema Dispositivos quânticos, em mais uma edição da iniciativa Café com Física ocorrida no dia 05 de setembro e promovida por nosso Instituto.

A ideia de usar propriedades de sistemas quânticos no intuito de otimizar ou fornecer novos dispositivos capazes de processar informação quântica, tem sido o objetivo nos anos recentes. Esses dispositivos têm sido propostos em um razoável número de casos, desde processamento de informação, até fenômenos de transporte.

Neste seminário, Alan Costa Santos apresentou alguns recentes estudos sobre tais dispositivos, tendo discutido, com particular destaque, transistores, diodos e baterias quânticas.

O intuito do pesquisador não foi detalhar cada dispositivo, mas apenas mostrar o mecanismo por trás de suas performances.

Ao final de sua apresentação, o palestrante convidado justificou, de forma simples, o motivo de se usar o termo “quântico” na nomenclatura de tais dispositivos, tendo igualmente apresentado perspectivas futuras nesta linha de estudo.