Café com Física: “Computing with Neural Ensembles”

A última palestra da programação do “Café com Física” em 2012 será realizada no próximo dia 22/11, terça-feira, com um seminário do Prof. Miguel Nicolelis (Neurobiology, Duke University Medical Center), intitulado “Computing with Neural Ensembles”.

Miguel Nicolelis é um médico e cientista brasileiro. Foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no começo da década passada, segundo a revista “Scientific American”, além de considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Nicolelis é o primeiro cientista a receber da instituição americana no mesmo ano o Pioneer e o Transformative R01 e o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science.

Lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência da Universidade Duke (Durham, Estados Unidos), no campo de fisiologia de órgãos e sistemas, na tentativa de integrar o cérebro humano com máquinas (neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina). O objetivo das pesquisas é desenvolver próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. Nicolelis e sua equipe foram responsáveis pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais. O trabalho está na lista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sobre as tecnologias que vão mudar o mundo.

Veja abaixo o resumo de sua palestra no “Café com Física”.

Abstract: In this talk, I will review a series of recent experiments demonstrating the possibility of using real-time computational models to investigate how ensembles of neurons encode motor information. These experiments have revealed that brain-machine interfaces can be used not only to study fundamental aspects of neural ensemble physiology, but they can also serve as an experimental paradigm aimed at testing the design of modern neuroprosthetic devices. I will also describe evidence indicating that continuous operation of a closed-loop brain machine interface, which utilizes a robotic arm as its main actuator, can induce significant changes in the physiological properties of neurons located in multiple motor and sensory cortical areas. This raises the hypothesis of whether the properties of a robot arm, or any other tool, can be assimilated by neuronal representations as if they were simple extensions of the subject’s own body.

Local: Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas

Fiquem atentos à mudança em relação ao local e ao horário usuais e visitem o endereço http://www.ifsc.usp.br/~cafecomfisica para obter maiores informações sobre a proposta do programa.