21 de agosto de 2014

Café com física: “Atividade espontânea e avalanches em dinâmica neural”

Caf_com_fsica-loguinhoOs progressos tecnológicos em computação e instrumentação científica nas duas últimas décadas abriram importantes linhas de pesquisa em Neurociência. O notável aumento na capacidade de aquisição e processamento de sinais eletrofisiológicos tem levado a um “dilúvio de dados” cuja interpretação é desafiadora e exige abordagens teórico/computacionais. Neste seminário, vou discutir algumas investigações que vêm sendo desenvolvidas nesse contexto, enfatizando em particular algumas abordagens que sugerem (i) que conceitos de criticalidade da física estatística podem ser relevantes na análise de “avalanches” de atividade neural e (ii) que, em algumas situações, os padrões estatísticos de respostas estimuladas de redes neurais podem ser praticamente independentes da natureza dos estímulos, de modo que a atividade espontânea desses redes (determinada por sua topologia) pode ser preditiva para algumas de suas propriedades funcionais (sob estímulo).