21 de novembro de 2018

“Café com Física”: Denis Cândido apresenta seminário

Em uma apresentação baseada em sua tese de doutorado defendida recentemente, o pesquisador Dr. Denis Cândido (IFSC/USP) foi o palestrante convidado em mais uma edição da iniciativa Café com Física, subordinada ao tema Blurring the boundaries between topological and non-topological physical phenomena in dots.

Em sua apresentação, Denis elucidou como foi investigada a estrutura eletrônica e as propriedades de transporte de pontos quânticos cilíndricos topologicamente triviais e não-triviais, definidos por confinamento de poços quânticos (QWs) InAs1-xBix/AlSb, e, ainda pontos quânticos cilíndricos definidos a partir de confinamento desses poços contendo Bi, em ambos os regimes trivial (d < dc) e não-trivial (d > dc).

Como resultado dessas pesquisa, descobriiu-se que os pontos quânticos topologicamente triviais e não triviais têm propriedades de transporte semelhantes, algo que apresenta grande contraste com as suas versões semi-infinitas, como por exemplo uma fita.

Mais especificamente, através de cálculos detalhados, que envolvem uma solução analítica do problema de autovalores dos pontos quânticos, demonstrou-se que pontos quânticos cilíndricos triviais e não-triviais possuem estados de borda semelhantes, isto é, estados quânticos helicoidais protegidos contra espalhamento elástico não magnético.

Curiosamente, esses mesmos pontos quânticos triviais exibem estados helicoidais geometricamente robustos, similarmente aos pontos quânticos topologicamente não-triviais, em uma ampla faixa de parâmetros do sistema, como por exemplo, o raio do ponto quântico.

O tema deste Café com Física está descrito nos artigos, destacados abaixo, sendo que um deles foi aceito na prestigiada Physical Review Letters e o outro também como uma “Rapid Communication” e “Editors’ Suggestion”, no tradicional Physical Review B.

[1] D. R. Candido, M. E. Flatté and J. C. Egues, Phys. Rev. Lett., to appear; arXiv:1803.02936.

[2] D. R. Candido, M. Kharitonov, J. C. Egues, and E. Hankiewicz, Phys. Rev. B 98, 161111(R) (2018), (Editors’ Suggestion).

Denis defendeu seu doutorado dia 29 de junho de 2018 e deverá seguir para um pós-doutorado nos Estados Unidos (Chicago e Iowa), em Janeiro de 2019, tendo sido um doutorado de grande sucesso, tendo em vista as publicações de altíssimo nível.