29 de janeiro de 2019

Bolsas – Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Física (UFSCar)

Estão abertas entre os dias 18 de janeiro e 8 de fevereiro do corrente ano as inscrições para o processo seletivo que concede bolsas de Mestrado e Doutorado para o Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O período de inscrição será realizado em duas etapas de submissão de documentos: uma física – através do envio de envelope contendo os documentos pelo correio, ou entrega em mãos na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Física, das 14h30 às 17h do período estabelecido – e uma digital – para o endereço ppgf@df.ufscar.br com cópia para coord.ppgf@df.ufscar.br e cujo conteúdo da mensagem deverá ser “PROCESSO SELETIVO 1/2019 – Nome do candidato”.

Os documentos obrigatórios para a realização da inscrição incluem:
– Ficha de Inscrição devidamente preenchida – que pode ser retirada na Secretaria do Programa ou baixada na página do Programa (CLIQUE AQUI) (formulários);
– Exame Unificado de Pós-Graduações em Física (EUF) – resultado contendo nota e ano de realização do exame (valido por três anos);
– Curriculum Vitae – preferencialmente em formato Lattes;
– Histórico Escolar completo, contendo, inclusive, eventuais reprovações (Histórico da Graduação para inscrições no Mestrado; Históricos da Graduação e da Pós-Graduação para inscrições no Doutorado).

O Processo Seletivo será realizado no dia 22/02/2019 e os resultados finais serão disponibilizados no endereço eletrônico (AQUI) dia 01/03/2019.

Quanto às bolsas CAPES e CNPq, caso não sejam alteradas as políticas de concessão, serão disponibilizadas 08 bolsas de Mestrado CAPES e 03 bolsas de Mestrado CNPq, e 08 bolsas de Doutorado CAPES e 01 bolsa de Doutorado CNPq, implementadas a partir de Março de 2019 – e algumas entre Abril e Maio de 2019. A atribuição de bolsas ocorrerá de acordo com a classificação dos candidatos selecionados. Além disso, serão reservadas um total de 05 vagas (sem bolsa) para interessados com vínculo empregatícios junto ao SENAI.

Aos interessados em matricularem-se como alunos especiais do PPG-F – com diploma de nível superior ou alunos da graduação que tenham cumprido no mínimo 80% dos créditos do curso – devem entregar a inscrição em ENVELOPE FECHADO diretamente na Secretaria do Programa, no período regular de inscrições (de 18 de janeiro a 8 de fevereiro de 2019).

Os documentos necessários correspondem, a Ficha de Inscrição para alunos especiais (no edital), Curriculum Vitae (preferencialmente em formato Lattes), Histórico Escolar completo, contendo, inclusive, eventuais reprovações (Histórico da Graduação para inscrições no Mestrado; Históricos da Graduação e da Pós-Graduação para inscrições no Doutorado) e ementas das disciplinas cursadas. A publicação dos resultados finais ocorrerá no endereço eletrônico do Programa (ver acima) – dia 01/03/2019.

As aulas serão iniciadas em Março de 2019.

Para mais informações sobre o Processo Seletivo e seu edital, clique AQUI, ou através do site do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – AQUI.