20 de janeiro de 2021

No IFSC/USP – Bolsas de Mestrado e Doutorado em Astroparticulas

O Grupo de Astrofísica de Partículas do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) está oferecendo uma (1) bolsa de Mestrado (duração: 24 meses) e uma (1) bolsa de Doutorado Direto (48 meses) em Astropartículas associada a um projeto Jovem Pesquisador da FAPESP.

O projeto de pesquisa propõe uma ampla diversidade de tópicos de estudos nos campos de busca de matéria escura e astrofísica de altas energias do Centro Galáctico, com foco especial na modelagem e análise de dados de telescópios de raios gama.

Podem concorrer à bolsa alunos do último semestre de graduação, recém-formados ou transfereências do Mestrado para o Doutorado Direto,  nas áreas de Física, Astronomia ou áreas afins – preferencialmente aprovados na prova escrita EUF (Brasil) ou GRE (exterior) – com excelente histórico escolar e nível de inglês, de acordo com os critérios estabelecidos pela FAPESP.

O(A) candidato(a) à vaga terá a oportunidade de estágio no exterior visando realizar parte de seu trabalho de teses em Instituições de Pesquisa na Europa (França ou Alemanha) ou Estados Unidos.

A bolsa poderá ser iniciada no primeiro ou segundo semestre de 2021.

Os interessados devem entrar em contato com Prof. Aion Viana (aion.viana@ifsc.usp.br).

No campo “assunto”, colocar “Candidato a Bolsa FAPESP”.

Os candidatos devem enviar os seguintes documentos (como um único arquivo PDF):

*Histórico Escolar completo do seu curso de graduação (incluindo reprovações, quando for o caso);

*Currículo Vitae (com link para o Currículo Lattes do CNPq, atualizado).

*Um ou dois contatos de referência (de preferência orientador de iniciação científica, TCC ou mestrado)

* Nota EUF ou GRE  (se já tiver).

Encerramento das inscrições: 22/02/202

Valor da bolsa, conforme tabela FAPESP (VER AQUI).

Mais informações sobre Doutorado Direto (VER AQUI).

Mais informações sobre as atividades do grupo de Astrofísica de Partículas do IFSC/USP (VER AQUI).