2 de junho de 2021

Bolsa de pós-doutorado CAPES em França – “Átomos, fótons e suas interações”

A CAPES está lançando oportunidade para um candidato que esteja interessado e motivado para realizar um estágio de pós-doutoramento no grupo de Mathilde Hugbart e Robin Kaiser http://www.kaiserlux.de/coldatoms  em Nice (França), para trabalhar na detecção e análise de correlações na luz espalhada por átomos frios.

Correlações quânticas fornecerão informações sobre características não clássicas induzidas por acoplamento dipolo-dipolo, abrindo caminho para novos estudos de sistemas quânticos abertos. As flutuações clássicas serão exploradas para encontrar assinaturas experimentais de localização de Anderson de luz por átomos frios, como atualmente explorado no grupo por um projeto financiado ERC, usando átomos de itérbio resfriados a laser.

A duração da estadia em Nice será de 12 meses, e o candidato seleccionado beneficiará de uma bolsa CAPES no valor de 2.100 euros / mês, bolsa de instalação e despesas de deslocação, no âmbito de um projecto STIC-AmSud.

O candidato pode ser experimentalista ou teórico, e a experiência em física ou óptica atômica é uma vantagem.

De acordo com as regras da CAPES, o candidato deve ser brasileiro, ou ter visto permanente no Brasil.

Prazo para inscrições: 01/08/2021

Início da internação pós-doutoral: Entre 01/11/2021 e 01/04/2022.

Os candidatos interessados deverão enviar seu currículo para bachelard.romain@gmail.com