20 de setembro de 2019

Biblioteca do IFSC/USP confirma sua qualidade ao serviço dos usuários

A Biblioteca do IFSC/USP realizou recentemente o PAQ-2019 – Programa de Avaliação da Qualidade, com o objetivo de avaliar os produtos e serviços prestados pela Biblioteca.

O PAQ foi instituído pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da USP-SIBi em 2002 e inicialmente aplicado em todas as bibliotecas do sistema, mas deixou de ser um programa de avaliação sistêmico em 2009. Por entender que o programa oferece subsídios importantes para a melhoria continua dos serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca do IFSC/USP, aplicou-se localmente a avaliação em 2014 e agora em 2019.

O PAQ-2019 obteve um bom número de respostas (128), sendo que 50,8% das respostas foram dos alunos de graduação e o restante do percentual ficou dividido entre pós-graduandos, docentes, servidores e usuários externos. Para Ana Mara Prado, responsável pela gestão da Biblioteca do IFSC/USP “a intenção do PAQ não é apenas saber o quanto o usuário acha que determinado serviço ou produto é importante, mas sim se ele está satisfeito com esta, recebendo/encontrando”.

A maioria das respostas fechadas receberam avaliações  como: muito importantes ou importante e muito satisfeitos ou satisfeito, o que agradou a todos os funcionários da Biblioteca do IFSC/USP. “Para nós, a avaliação que fazemos é que tudo aquilo que tem sido realizado na Biblioteca está indo ao encontro dos anseios dos usuários e isso é muito bom”, pontua Ana Mara.

“Sempre nos preocupamos em oferecer serviços e produtos com muita qualidade” – salienta Ana Mara

Por outro lado, as questões abertas também tiveram impactos muito positivos. Diversos usuários fizeram elogios à Biblioteca, no que diz respeito a serviços específicos, pessoal e infraestrutura, principalmente ao “Espaço 24 Horas”, tendo alguns classificado a Biblioteca do IFSC/USP como a melhor de todo o Campus.

Ana Mara comenta que a Biblioteca do IFSC/USP sempre se preocupou em oferecer serviços e produtos com muita qualidade, com bastante rapidez, tendo sempre como prioridade as necessidades de seus usuários. Isso é reconhecido pela comunidade, pois nossos pesquisadores, que acabam tendo a oportunidade de conhecer diversas bibliotecas pelo mundo, quando retornam fazem questão de afirmar que a nossa Biblioteca não perde em nada para as bibliotecas por onde estiveram. “Não posso dizer que a Biblioteca do IFSC/USP é a melhor do Campus, mas na qualidade da prestação de serviços somos, sem dúvida, ‘muito bons’”, realça Ana Mara.

Ana Mara sublinha, ainda, que o Campus USP de São Carlos já é uma excelência por si só e as bibliotecas das unidades aí instaladas têm muitas semelhanças entre si. O segredo para esse sucesso? “Visão institucional, gestão,  apoio da Diretoria, da Comissão de Biblioteca, das parcerias com diversos setores da unidade e o mais importante, contar com uma equipe qualificada e comprometida, sempre disposta a aprender e colaborar”, conclui Ana Mara.

Confira AQUI os resultados do PAC-2019 (gráficos).

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP