3 de setembro de 2018

Aula de laboratório em escola do Bairro Cidade Aracy

Despertar nos alunos o interesse pelas ciências, integrando-os a um ambiente laboratorial de alguma forma similar ao que existe em uma universidade: este foi o principal objetivo de uma ação desenvolvida pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) realizada no dia 22 de agosto último, na EE Cidade Aracy IV, um estabelecimento de ensino pertencente à Diretoria de Ensino de São Carlos, cuja qualidade de suas instalações propicia a que seus alunos possam ter experiências muito positivas, auxiliando-os no seu desenvolvimento educacional.

Aproveitando um espaço da escola devidamente preparado para laboratório, o Prof. Euclydes Marega Júnior, docente e pesquisador do Grupo de Óptica do IFSC/USP, coordenou uma aula dedicada a experimentos laboratoriais, onde os alunos realizaram diversas práticas de Física com o material que lhes foi disponibilizado pela equipe de nosso Instituto.

Sem nunca terem tido qualquer experiência em atividades de Física, os alunos se mostraram entusiasmados em manusear pela primeira vez alguns dos materiais disponíveis, tendo, por consequência, colocado inúmeras questões ao docente.

Paulatinamente, o IFSC/USP segue sua incansável missão de levar a Universidade até a sociedade, não só nas áreas educacional e de pesquisa, como, também, e principalmente, no aspecto social.

Esta foi uma experiência que deverá ser repetida várias vezes.

(Foto Destaque: São Carlos Agora)