17 de junho de 2019

As mudanças climáticas globais e os desafios de nossa sociedade

O clima de nosso planeta está mudando rapidamente. As emissões de gases de efeito estufa continuam aumentando apesar do Acordo de Paris, com aumento na concentração de gases e partículas na atmosfera. A química da atmosfera está sendo alterada pelas mudanças na concentração de radicais hidroxila e do ozônio.

Estas afirmações são do professor Paulo Eduardo Artaxo Netto, que estará no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, no dia 19 de junho, às 16 horas, no anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC-USP, participando do Ciclo de Palestras “Química às 16 (Q16)”, quando apresentará complexos aspectos das mudanças climáticas e seus impactos em nossa sociedade.

“Ao longo das próximas décadas podemos ter um aquecimento da ordem de três a cinco graus centígrados, que aumentarão os eventos climáticos extremos e terão forte impacto em vários setores de nossa sociedade” acrescenta o pesquisador, “os desafios são enormes para a ciência, para a adaptação às mudanças e para a nossa estrutura socioeconômica”, complementa.

Paulo Artaxo é pesquisador junto ao Instituto de Física da USP, onde trabalha com física aplicada a problemas ambientais, atuando em questões de mudanças climáticas globais, meio ambiente na Amazônia, física de aerossóis atmosféricos, poluição do ar urbana e outros temas.  Entre outras funções, é membro da equipe do IPCC- Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, que foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz em 2007, além de integrar outros sete painéis científicos internacionais.  Dentre os prêmios e honrarias recebidos, destacamos: a Ordem do Mérito Científico Nacional, na qualidade de Comendador;  prêmio Almirante Álvaro Alberto outorgado pelo CNPq, Marinha, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e Fundação Conrad Wessel; e o Prêmio Globo Faz a Diferença, em 2017.  Representa a comunidade científica no CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do IQSC/USP)