Notícias

3 de janeiro de 2018

As luzes que curam: os tratamentos da Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF)

Inaugurada em 9 de maio de 2015 na Santa Casa da Misericórdia de São Carlos (SCMSC), a Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF) oferece tratamentos gratuitos para câncer de pele, úlceras venosas/varicosas, osteoartrose/osteoartrite, mucosite, fibromialgia e onicomicose, fornecendo também avaliação de bioimpedância.

Os tratamentos e a avaliação são baseados em tecnologias desenvolvidas no Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (GO-IFSC/USP). Para o Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, integrante do Grupo e principal responsável pela fundação da UTF, a geração de conhecimento na Universidade deve impactar positivamente a sociedade, sendo que uma das maneiras para que esse impacto se concretize é continuar incentivando que o IFSC mantenha o propósito de cooperar com o desenvolvimento socioeconômico de São Carlos, município que aliás é considerado por muitos um polo tecnológico e que, segundo Bagnato, foi a única cidade citada três vezes na abertura dos trabalhos de inauguração do Ano Internacional da Luz, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Nossa cidade foi mencionada três vezes devido ao investimento que vem fazendo em tecnologia para as áreas de saúde. Então, temos que desenvolver a tecnologia e nos unirmos à classe médica, que é bastante competente em São Carlos, para legitimar essas tecnologias”, disse ele em 2015.

No mesmo ano, o Prof. Dr. Tito José Bonagamba, Diretor do IFSC/USP, comentou sobre a origem da UTF, tendo, na ocasião, enaltecido o profissionalismo e o espírito humanitário que, de acordo com ele, estão correlacionados com a personalidade de Vanderlei Bagnato.

No segundo semestre de 2017, a Assessoria de Comunicação do IFSC/USP realizou uma série de entrevistas com as equipes e pacientes da Unidade de Terapia Fotodinâmica, compondo assim aquilo que se pode denominar como um serviço de utilidade pública, através de um documentário audiovisual intitulado “As luzes que curam”, cujo objetivo foi registrar a rotina da UTF e o passo a passo de todos os serviços prestados por ela à sociedade. Clique na imagem abaixo para assisti-lo:

(Na imagem destacada na página principal: paciente Alice Silveira / Créditos: Assessoria de Comunicação – IFSC/USP)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..