1 de novembro de 2018

No IFSC/USP – Aprendendo ciências através da experimentação

Existe sempre uma vontade enorme de repassar conhecimentos, metodologias, conceitos e conselhos para quem pretende seguir uma carreira de professor nos ensinos fundamental e médio, principal na área de exatas. Essa é e sempre foi a firme intenção do IFSC/USP em seu Curso Interunidades de Licenciatura em Ciências Exatas, que é oferecido em conjunto com o Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), recentemente classificado como cinco estrelas no Guia do Estudante.

Gabriel

Ao oferecer todas as disciplinas de exatas, além de biologia, com uma grade curricular que contempla também diversas disciplinas pedagógicas, este curso permite que o aluno tenha uma formação ampla em ciências, motivo pelo qual têm surgido iniciativas paralelas levadas a efeito pelo Instituto, beneficiando do entusiasmo e altruísmo de seus professores e pesquisadores.

No dia 25 de outubro, mais uma iniciativa congregou os jovens alunos do Curso Interunidades de Licenciatura em Ciências Exatas em torno de uma aula/palestra coordenada pelo docente e pesquisador de nosso Instituto, Prof. Dr. Luiz Antonio de Oliveira Nunes, subordinada ao tema Aprendendo ciências através da experimentação, que, por meio de diversos experimentos muito simples, mostrou como os professores podem utilizar os mesmos no início de suas aulas, de forma a despertar a curiosidade e incentivar os jovens alunos dos ensinos fundamental e médio.

Para Gabriel, (32), que frequenta o 3º ano do curso, os conceitos que foram explicados pelo Prof. Luiz Antonio são de extrema importância. “Principalmente para o meu caso, que escolhi a vertente da Física, tudo o que assisti faz todo o sentido, com experimentos muito simples e que realmente me podem ajudar no futuro a apresentar aulas bem mais interessantes”.

Claudio Bretas

Maria Clara

Para Claudio Broense Bretas, Técnico de Laboratório do IFSC/USP e que sempre se interessa por este tipo de apresentação, é muito importante o estudante – seja de que curso for – assistir a este tipo de palestra. “É um aprendizado importante e neste caso concreto para todos quantos decidiram seguir a carreira de professor. Experimentos simples, que podem cativar os alunos na sala de aula, magistralmente apresentados pelo Prof. Luiz Antonio, que, recordo, tem um canal específico no Youtube, denominado “Oficiência”, e que poderá servir também inspiração para os interessados”.

Maria Clara (20) vive em Araraquara e frequenta o 3º ano do Curso de Bacharelado em Química, sendo que sua vocação é ser professora. “Esta palestra mostrou o quanto é importante oferecermos aos alunos aulas mais dinâmicas, onde a prática possa complementar a teoria na medida certa. Colocar as mãos dos alunos “na massa” é afastá-los do celular e tenciono aplicar tudo aquilo que observei nesta palestra”.