Notícias

8 de maio de 2014

Antes só do que mal acompanhado – um elétron solteiro numa festa de biomoléculas

Entender o comportamento de sistemas biológicos, que podem envolver fenômenos em escalas temporais e espaciais distintas por várias ordens de magnitude, constitui desafio jaba2014-300de vários grupos de pesquisa no mundo, conforme foi explicado pelo palestrante.

Tendo a vertente de sistemas biológicos como base, o docente usou em sua palestra, designada Antes só do que mal acompanhado – um elétron solteiro numa festa de biomoléculas, uma abordagem minimalista, em que considera que o entendimento de um sistema complexo pode ser alcançado, em princípio, a partir da descrição do comportamento de seus componentes moleculares.

Em particular, seu grupo tem interesse em acompanhar alterações estruturais em proteínas e membranas biológicas durante os seus ciclos de funcionamento. Para tanto, na maioria dos casos, os especialistas dependem de sondas moleculares cuja capacidade de reportar acontecimentos se baseia na presença de um elétron desemparelhado. Devidamente posicionadas em estruturas de moléculas biológicas, elas podem dar diversos tipos de informações, como, mudanças conformacionais de proteínas na presença de seus substratos e ligantes naturais; medidas de distâncias em estruturas proteicas complexas e não acessíveis por outros métodos experimentais; e aspectos moleculares da interação entre proteínas e membranas.

Graduado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos e com mestrado e doutorado em Física pela mesma Instituição, o Prof. Antonio Filho é professor titular da Universidade de São Paulo e tem experiência na área de Biofísica Molecular, com ênfase em Espectroscopia por Ressonância Magnética, atuando principalmente no estudo de mudanças conformacionais em proteínas e suas interações com modelos de membranas biológicas. Mais recentemente, o professor expandiu seus interesses para incluir também estudos da interação entre pequenas moléculas, como fármacos e complexos metálicos e modelos de membrana.

Para conferir os seminários do Grupo de Óptica do IFSC-USP, clique AQUI.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..