6 de março de 2019

IFSC/USP: Ampliado o tratamento de úlceras na SCMSC

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), em uma iniciativa de seu diretor, Prof. Vanderlei Bagnato, e na sequência da realização de várias parcerias e projetos com empresas e com a FINEP, viabilizou a entrega de dois equipamentos ( recover) de laser de baixa intensidade para tratamento de úlceras em pacientes da Santa Casa da Misericórdia de São Carlos (SCMSC).

Na sequência dessa doação, pesquisadores do Grupo de Óptica do IFSC/USP (CEPOF) realizaram um treinamento com a equipe de enfermagem da SCMSC, com o objetivo de tornar o uso do laser como intervenção-padrão para o tratamento de úlceras no atendimento daquele estabelecimento de saúde.

Atualmente, o laser é utilizado apenas na Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF) e a intenção dos pesquisadores é expandir não só esse tratamento para todos os casos de úlceras (incluindo úlceras de pé de diabetes) que surgem na SCMSC, como também de prevenção para o surgimento de escaras e/ou lesões de pressão em pacientes que, após serem atendidos, sejam reencaminhados para suas residências e obrigados a permanecerem longos períodos de tempo deitados.

Fernanda Carbinato realiza treinamento

O treinamento foi realizado pela pesquisadora Drª Fernanda Carbinato e pela enfermeira da UTF, Alessandra Moreira Zanquim.