29 de março de 2022 - Entre as 16h00 e as 17h30 - Remoto

American Chemical Society (ACS) realiza webinar “Materials for wearable devices”

A American Chemical Society (ACS) realiza no próximo dia 29 de março, entre as 16h00 e as 17h30, o primeiro webinar da série “ACS Applied Materials & Interfaces”, subordinado ao tema “ “Materials for wearable devices.

A  série, promovida pela Divisão de Publicações da American Chemical Society, em parceria com a Associação Brasileira de Polímeros (ABPol), a Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) e a International Union of Materials Research Societies (IUMRS), foi concebida para discutir os principais desafios em aplicações de materiais em tópicos que prometem muito para o futuro próximo.

O webinar será conduzido pela Dra. Nanshu Lu, Professora Associada da Fundação Temple, da Universidade do Texas/Austin (EUA), e pela Dra. Denise Petri, Professora Titular do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (Brasil), tendo como anfitrião o Prof. Osvaldo Novais Oliveira Junior, Editor Executivo do “Journal ACS Applied Materials & Interfaces Diretor e Professor Titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

O encontro abordará os principais e avanços e tendências na área, com destaque para os seguintes tópicos:

*”Desafios e oportunidades em dispositivos eletrônicos conformáveis ao corpo” – Palestrante: Dra. Nanshu Lu. Esta apresentação detalhará os desafios proeminentes na eletrônica conformável ao corpo, a partir das propriedades díspares de biotecidos e de materiais sintéticos, bem como da complexidade de suas interfaces correspondentes. A Dra. Nanshu Lu abordará os principais métodos para melhorar a conformidade mecânica da eletrônica, tanto do ponto de vista da engenharia dos  materiais quanto do design estrutural, além de tratar das estratégias de aumento da adesão da bioeletrônica em ambientes secos e molhados.

*”Polímeros naturais para monitoramento da atividade humana” –  Palestrante: Dra. Denise Petri. Nesta apresentação será mostrado como os polímeros naturais podem ser modificados e processados a fim de alcançarem diferentes funcionalidades. No grupo de pesquisa da Dra. Denise Petri, os polissacarídeos foram modificados ou combinados com agentes específicos para administração de drogas ou adsorção de contaminantes. Nesta apresentação, serão discutidos os desafios relativos ao desenvolvimento de sensores vestíveis à base de polissacarídeos quanto à temperatura, pressão, umidade, frequência de pulso, frequência cardíaca etc.

A inscrição para assistir a este evento poderá ser feita clicando AQUI.

.