14 de junho de 2019

Alunos franceses apresentam trabalhos em seminário do NaCA/IFSC

O Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas – NaCa/IFSC/USP – trouxe no último dia 13, a apresentação de trabalhos de três alunos franceses, estagiários de graduação do curso de Instrumentação Física, em convênio de colaboração com o Institut Universitaire de Technologie – IUT – de Marselha (San Jerome – Marseille, França).

O ciclo de palestras foi aberto pela aluna Lucie Lenzi, que apresentou o tema: “Synthesis and characterization of KTa03 nanostructured”. Ela discorreu sobre o estado ambiental do nosso planeta, afirmando que a maioria dos problemas ambientais globais são realmente problemas de energia e que as mudanças climáticas e todas as suas consequências, no planeta, estão essencialmente ligadas à questão da energia, aquela que usamos (combustíveis fósseis) e que criam diversos problemas, entre os quais se contam o efeito estufa e as emissões de CO2, por exemplo.  Lucie assegurou que se procuram novas formas de produzir energia limpa e não dispendiosa. Entre as principais redes de energia que podem cumprir esse importante papel, é possível destacar o hidrogênio solar, gerado pela separação da molécula de água por um mecanismo conhecido como fotossíntese artificial. A estudante explicou que o material utilizado para esta síntese é o tantalato de potássio (KTa03), pois possui excelente estabilidade química, mas também, uma posição adequada de sua banda de energia para a separação da água, a fim de gerar H: e 0 :. Ela enfatizou que em seu trabalho, foi feita a tentativa de sintetizar este material por três diferentes meios: uma síntese de sal fundido usando KCl e NaCl em quantidade equimolar, uma síntese hidrotérmica e reação em estado sólido. Para determinar a estrutura e a morfologia das amostras foram realizadas difração de raios X (XRD) e microscopia eletrônica de varredura (SEMI). Na sequência, foi medida a quantidade de hidrogênio produzida.

A segunda palestra foi de Diego Vals, intitulada: “Structural and surface analysis of laser reduced graphene oxide”.  Diego descreveu o grafeno como um material que mostra propriedades físicas notáveis, com a mobilidade de elétrons, a condutividade térmica, a área de superfície e também o módulo de Young. Por isso, esse material é estudado e sintetizado. Ele enfatizou que a síntese deste material é realmente cara e demorada, sendo essa é a razão pela qual tentam obter as características do grafeno reduzindo o óxido de grafeno. Diego afirmou que há muitas formas de reduzir o óxido de grafeno, como: redução de laser, redução química, redução fotoquímica e redução térmica. Ele assegurou que a redução a laser parece ser o melhor método, porque mostra os melhores resultados e também por ser um método muito rápido. Ele resume seu principal objetivo neste projeto como sendo o de estudar a influência de cinco diferentes comprimentos de onda, analisando as amostras reduzidas em direção à espectroscopia Raman. Este estudo será usado para produzir óxido de grafeno reduzido de alta qualidade para fornecer sensores de gás.

Para encerrar a programação, a estudante Amandine Ganzin apresentou o tema: “Entropy-stabilized oxides”. Amandine iniciou sua palestra mencionando o papel de óxidos estabilizados Entropy 2015 de Christina M. Rost,  que provou, através de experimentos rigorosos, um modelo termodinâmico simples e uma formulação de óxido de cinco componentes, e que entropia predomina a paisagem termodinâmica e impulsiona uma transformação reversível em estado sólido entre uma multifásica e única fase de estado. Em sua conclusão, a aluna valida a hipótese de que o transtorno configuracional deliberado fornece uma estratégia para descobrir novas fases da matéria cristalina. Amandine afirmou que seguiu este documento para recriar a formulação de óxido equilibrada pela entropia. Em seguida, se concentraram em analisá-lo, sua transição de multifásico para monofásico (rocksalt) e sua reversibilidade. Para isso, ela explicou que seguiram exatamente os mesmos passos descritos no artigo, mas que foi mudado o método de fresagem, sendo que para a análise foi utilizada a difração de raios X, espectroscopia Raman e medidas de densidade.